Home Escola Muitos Alunos Terão Apenas Aulas De Manhã Ou De Tarde

Muitos Alunos Terão Apenas Aulas De Manhã Ou De Tarde

11888
0

Um ensino meio à espanhola será predominante no próximo ano letivo. Muitas escolas estão a optar por prolongar a mancha horária matinal, antecipando o início das aulas, enquanto que no turno da tarde, a final das ditas poderá ir até às 18, 19 ou mesmo 20 horas. Serão poucas as que vão optar pela utilização de outros espaços exteriores, pela logística que envolve e respetivas distâncias.

O inverno será por isso mais penoso, haverá mais aulas durante a noite, mas é a única forma de evitar a aglomeração de alunos, pois infelizmente o sistema misto foi posto de parte (salvo raras exceções) pelo Ministério da Educação.

Outro dos cuidados que as escolas estão a ter é evitar que os professores prolonguem a sua “estadia” nas escolas por ambos os turnos diurnos, algo que se compreende tendo em conta a pandemia.

Este ano mais do que nunca, as equipas que elaboram os horários escolares têm pela frente um enorme desafio. A comunidade escolar deve por isso ter alguma compreensão caso o seu horário seja um pouco diferente ao tradicional.

Fica a notícia.


Regresso à escola pode ser feito por turnos. Decisão cabe aos agrupamentos

As escolas portuguesas deverão reabrir portas em Setembro mas os moldes em que este regresso às aulas físicas acontecerá ainda está por definir ao certo. Novas orientações da Direcção-geral dos Estabelecimentos Escolares (DEGestE) indicam que os agrupamentos poderão optar por turnos de meio dia.

“Sempre que se revele necessário, as escolas podem promover a reorganização dos horários escolares, designadamente o funcionamento das turmas em turnos de meio dia, de forma a acomodar a carga horária da matriz curricular”, lê-se no documento.

Segundo o jornal Observador, há já agrupamentos a debater esta opção nos Conselhos Gerais. O Agrupamento de Escolas de Alvalade, em Lisboa, por exemplo, conta com pelo menos duas escolas básicas que irão dividir os alunos do primeiro ao quarto ano em turnos: os alunos do 1.º e 2.º ano terão aulas de manhã e os do 3.º e 4.º terão aulas durante a tarde. A dimensão das salas e o número de alunos serão os motivos apontados para adoptar esta solução de turnos de meio dia.

Quanto ao regime misto, a DEGestE indica que há lugar à sua adopção “quando se verifique, devido à situação epidemiológica causada pela doença COVID-19, a impossibilidade de as escolas manterem as turmas em regime presencial e não seja possível ou suficiente a adopção das medidas relativas ao horário de funcionamento, à reorganização dos horários escolares e à gestão dos espaços escolares”.

Neste caso, as actividades lectivas e formativas devem ser realizadas com recurso às metodologias que cada escola considere mais adequadas. No entanto, deve ser sempre privilegiada a interacção directa entre alunos e professores e a repartição da carga horária de cada disciplina entre actividades presenciais, sessões síncrona e trabalho autónomo.

Fonte: ExecutiveDigest

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here