Home Escola Ministério da Educação 2.0

Ministério da Educação 2.0

97
4

upgrade keyboardO Secretário de Estado afirmou, em Torres Vedras, que é preciso mudar práticas pedagógicas e incluir as tecnologias no dia-a-dia escolar, mais propriamente tablets e telemóveis. Eu vou mais longe, o que precisamos mesmo é de mudar mentalidades, otimizando a escola tradicional com as vantagens do século XXI.

A escola é uma seca, os alunos passam a vida a dizer isso, e não é pela sua imaturidade que devemos simplesmente ignorar. A escola como está não consegue competir com os estímulos externos e depois dos alunos provarem esses estímulos, têm muita dificuldade em aceitar um ensino estagnado, enfadonho, esmagado pela pressão da avaliação, rankings e estatísticas. É preciso puxar por eles, não de uma perspetiva de liderança cega, mas orientando-os com a nossa sabedoria e experiência.

Não se trata de um corte radical, trata-se sim de evoluir, com dinâmicas de sala de aula motivadoras que facilitem a aprendizagem. Eu que sou um forte defensor da disciplina reconheço que, o atual modelo escolar é um potenciador de indisciplina.

Ainda há pouco tempo tive uma aluna que me confidenciou que na aula de uma colega, os alunos “imploram” para participarem, pois já não aguentam mais, aula após aula, estarem 90 minutos a ouvir sem fazer mais nada. Isto é ensinar?

Gosto desta posição da tutela, gosto mesmo. Vamos a isso!

GOVERNO QUER MAIS TECNOLOGIA NAS AULAS PARA REDUZIR O INSUCESSO ESCOLAR

4 COMMENTS

  1. Alexandre, os milagres terão de começar na 5 de Outubro. Nós não podemos ter currículos gigantescos em que tudo é abordado a correr muito, a correr mesmo muito, porque sem perdermos tempo já vamos atrasadíssimos e já só conseguimos cumprir programas se formos capazes de fazer malabarismos. Penso que o ministério vai rever, abolir, eu sei lá as malfadadas metas que só serviram para nos infernizar a vida. Eu vejo por mim, as minhas aulas tinham mais qualidade antes delas e com mais tempo semanal atribuído à disciplina de História. Se o ministério não começar por aqui, bem pode despejar tecnologia que o problema vai manter-se e até agravar-se.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here