Home Escola Ministério autoriza alunos a escrever e pintar nos manuais gratuitos

Ministério autoriza alunos a escrever e pintar nos manuais gratuitos

148
0

E bem, o manual é um livro de trabalho.

1085520

Ministério autoriza alunos a escrever e pintar nos manuais gratuitos

(Público – Clara Viana)

Os manuais escolares do seu filho começam a estar escritos à mão? E têm desenhos pintados ou gravuras coladas? Não se preocupe que não será por isso que, no final do ano lectivo, terá de pagar pelos manuais do 1.º ano que este ano foram distribuídos gratuitamente. Esta é a indicação que o Ministério da Educação (ME) já deu às escolas, segundo uma nota da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares a que o PÚBLICO teve acesso.

No Norte da Europa não há castigos para quem não devolver livros escolares

(Público – Clara Viana)

Ao contrário do que agora se encontra previsto em Portugal, nos países do Norte da Europa e na Irlanda do Norte não se instituíram multas ou punições caso não haja devolução ou o livro devolvido se encontre em mau estado. “Há um apelo à consciência de cada um e ao sentido da responsabilidade mais do que à filosofia de ‘crime e castigo’”, resume ainda o CNE.

Joana Sobral, que tem um filho no 1.º ano de escolaridade, fala na necessidade de se mudarem mentalidades. Considera que os livros gratuitos “são uma boa iniciativa porque ajuda a economia familiar, mas mais importante porque promove o entendimento do bem comum e da escola universal. Os manuais não são do meu filho, são-lhe emprestados, são de todos”. Mas esta concepção tem na base a sua reutilização e para isso “é necessário educar os pais para quem um livro reutilizado é um livro menor” e também os educadores para que promovam “métodos de ensino mais variados que não dependam tanto dos manuais”, defende, para concluir que este ano se deu “um primeiro passo” e que “há muito ainda para fazer”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here