Home Escola Menos alunos por turma custam entre 500 e 700 milhões de euros....

Menos alunos por turma custam entre 500 e 700 milhões de euros. Custam???

108
1

Custo, eis o termo mais utilizado quando se fala em investimento na educação. Não é custo, é investimento… outra vez… I-N-V-E-S-T-I-M-E-N-T-O!!! E porquê? Porque o retorno será muito superior ao custo aplicado. 500 a 700 milhões parece muito dinheiro, mas é preciso colocar em perspetiva o tamanho do orçamento do país e porque não o dinheiro que já se gastou com a banca…

Caramba… estamos ou não estamos a falar do futuro de Portugal? Não merecem as nossas crianças um investimento sério e digno?

David Justino mostra aquilo que lhe interessa…

Segundo dados do presidente do Conselho Nacional de Educação, o projeto de lei do partido Os Verdes representa um aumento de 29 por cento do número de turmas, mais 26.700 docentes, um acréscimo de 570 assistentes sociais e um custo global de 727 milhões de euros.

O projeto-lei do Partido Comunista Português, adiantou, representa um aumento de 26,3 por cento de turmas, mais 24.600 docentes e 3.836 assistentes sociais. Em termos financeiros o aumento será de 703 milhões de euros.

Sobre o Bloco de Esquerda (BE), o Conselho Nacional de Educação estima que o custo do projeto de lei proposto seja de 513 milhões de euros, com um aumento de 18,4 por cento do número de turmas e, de mais 17.500 docentes e 3.900 assistentes operacionais.

David Justino continua assim a sua cabala contra a atual tutela, vergonhoso para quem dirige um Conselho Superior de Educação que supostamente deveria defender a educação e não utilizá-la para fazer mera política.

Lembro o que disse no passado

“A ideia de que toda a despesa em educação é investimento é uma treta. Parte dessa despesa é desperdício, é ineficiência”

“os países que mais investem na educação nem sempre obtêm os melhores resultados”

“Há pessoas que não foram feitas para aquilo e passam lá uma eternidade. Um professor com 30 anos de carreira, se for mau professor, o que é que ele destruiu?”

Segundo David Justino, haverá cerca de 10% a 15% de professores que “nunca” deveriam ter praticado docência, sendo que não se pode dizer que “todos os professores são iguais”

Portugal sofreu tantos cortes na Educação que proferir estas palavras, querendo demonstrar que custa muito dinheiro reduzir o número de alunos por turma, significa, que David Justino é defensor do miserabilismo que impera na Escola Pública.

Já agora, qual seria a poupança em subsídios de desemprego que o estado iria poupar com a entrada de tantos docentes e não docentes? David Justino juntou essa parcela às suas contas???

Eu bem digo que precisamos de algo que nos defenda destes interesses todos…

Menos alunos por turma defendidos por PCP, BE e Verdes custam entre 500 e 700 milhões de euros

(Observador)

1 COMMENT

  1. “A ideia de que toda a despesa em educação é investimento é uma treta. Parte dessa despesa é desperdício, é ineficiência”

    Realmente, grande eficiência esta de turmas com 27 alunos numa sala de aula… Neste caso, o desperdício não é de dinheiro, é de conhecimento, o que muitas vezes acaba por ser mais caro…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here