A decisão de escolher ciências ou humanidades no ensino secundário, é a primeira decisão para o futuro da vossa vida laboral. Segundo o portal InfoCursos, as ciências são a escolha acertada. Muitos de vós até gostavam de ir para ciências, mas a matemática é demasiado castradora e acabam por fugir para humanidades, é o chamado mal necessário. Mas é nesta área que estão as profissões mais compensadoras ao nível financeiro e de taxa de empregabilidade.
Os 37 cursos que em 2015 absorveram a totalidade dos seus universitários são quase todos da área de ciências.
No oposto temos como condenados ao desemprego, os Arquitetos, Assistentes Sociais e adeptos do CSI. A Educação também está na lista, no fim, mas está lá.
Por isso caros alunos, ponderem sempre a vossa vontade/vocação com a taxa de empregabilidade. Essa máxima de seguir os nossos sonhos é muito bonito quando se realizam, mas é uma chatice quando terminamos numa caixa de supermercado. E digo isto com todo o respeito por esses trabalhadores, até porque já fui um deles…
Veja quais os cursos superiores com mais e menos emprego
Medicina, Enfermagem, Matemática, Informática e algumas engenharias surgem, em grande destaque, na tabela dos cursos que, em dezembro de 2015, não registavam qualquer desempregado inscrito em centros de emprego.