Home Notícias ME tem de fiscalizar quem fiscaliza as cantinas e bufetes escolares

ME tem de fiscalizar quem fiscaliza as cantinas e bufetes escolares

340
0

Qual é o espaço que agrupa mais crianças e jovens por metro quadrado ao longo do ano?

A escola.

Qual é o espaço onde as crianças e jovens ingerem grande parte da sua alimentação diária?

A escola.

Qual é o espaço onde a educação alimentar e a qualidade dos seus alimentos devia ser uma prioridade nacional?

A escola.

Nós somos o que comemos e de que adiante existir uma preocupação com as infraestruturas escolares, quando se ignora algo tão elementar como a qualidade da alimentação das nossas crianças.

Já fui a várias escolas e as diferenças são significativas, é evidente que falta fiscalização, é evidente que o Ministério de Educação “chuta” a responsabilidade para as escolas e é evidente que este assunto não é uma prioridade para a Tutela. Até quando???

Não basta dizer que é preciso cumprir com as orientações do ofício tal e tal, é preciso ver se as orientações são efetivamente cumpridas.

Contactado pelo DN, o Ministério da Educação remete para o Ofício Circular n.º 7/DGE/2012 Bufetes escolares – Orientações e diz que “a Inspeção Geral da Educação e Ciência zela pelo cumprimento” dessa recomendações. Apesar de serem “orientações”, o gabinete de Tiago Brandão Rodrigues diz que não são facultativas e têm que ser cumpridas por todos os diretores de agrupamentos.

A Educação é uma despesa e tem de ser uma despesa nacional, o argumento economicista não é correto e quem o defende não defende os interesses das nossas crianças e jovens.

P.S- E de nada adianta “fechar” uma escola às tentações da gula, quando do outro lado da rua existe uma lojinha carregadinha de gomas e afins…

 

Ainda há escolas a vender alimentos pouco saudáveis

(Joana Capucho – DN)

Pais e nutricionistas denunciam risco para a saúde nas cantinas

(Alexandra Inácio – JN)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here