Home Notícias Matemática – Alunos Portugueses de 4º Ano à Frente dos Finlandeses

Matemática – Alunos Portugueses de 4º Ano à Frente dos Finlandeses

196
3

Sem dúvida que esta é a notícia de hoje, a divulgação dos resultados do TIMSS – Trends in International Mathematics and Science Study – que compara resultados internacionais de Matemática e Ciências e que nos comprova que não só os estudantes portugueses do 4.º ano de escolaridade conseguiram melhores resultados que os míticos finlandeses, como comprova ainda que, entre 1995 e 2015, Portugal foi o país que mais melhorou no que à Matemática diz respeito.

Clara Viana, no Público de hoje, chama este feito, como não podia deixar de ser, para o título da notícia Matemática: alunos portugueses do 4º ano passam à frente dos finlandeses. Mas, já a Ciências…

“Estes testes realizam-se de quatro em quatro anos. Por comparação a 2011, a média obtida por Portugal a Matemática subiu nove pontos, estando agora na 13.ª posição de um ranking que lista 49 países e regiões, dois lugares acima do que foi alcançado há quatro anos.

Já a Ciências (Estudo do Meio no currículo português), pelo contrário, registou-se “uma descida significativa“: menos 14 pontos de média e descida da 19.ª posição para a 32.ª” escreve Clara Viana que aborda ainda a desigualdade de géneros verificados nos resultados de Matemática, desta vez com os rapazes na liderança em Portugal.

É claro que o PSD já veio reivindicar os excelentes resultados a Matemática… esquecendo-se, habilmente, de também reivindicar os péssimos resultados de Ciências…

captura20de20ecra2018

Matemática: alunos portugueses do 4º ano passam à frente dos finlandeses

(Público – Clara Viana)

PSD chama a si louros pelos bons resultados a Matemática

(Lusa via Público)

Bons resultados a Matemática mostram que houve políticas eficazes

(Público – Clara Viana)

3 COMMENTS

  1. De facto, tendo em conta que passamos pela pior crise de que tenho memória .. nada mal. Foi cortar e taxar onde conseguiram, mal e porcamente.
    Mas convém lembrar os que comem queijo, nós LIGAMOS O BOTÃO DE EMERGÊNCIA. O bombeiro não era o melhor, mas antes ele do que os gatunos!

  2. Com a devida vénia passo a citar o Paulo Guinote que escreveu , muito melhor do que eu, aquilo que penso sobre o facto e sobre alguns opinadores da ”escola ”ultrapassada”…
    ” Os bons resultados nos TIMMS 2015 devem-se ao bom trabalho dos alunos e professores portugueses em contexto de sala de aula, apesar de todos os que os apedrejam (em especial aos professores) na opinião pública e dos que pretendem que estamos ainda no século XIX em termos de organização do trabalho nas escolas. Mas que, quando necessário, aparecem a apanhar as canas e a aplaudir os foguetes da festa, encavalitando-se no trabalho alheio.
    Afinal, estamos acima dos States, da Finlândia, da Polónia, da Alemanha, da Suécia e da generalidade das nações que nos apresentam como faróis educacionais. Em Português apatecia-me mandá-los amarem-se a si mesmos, como o Bieber naquela canção, mas parece mal e as crianças podem perceber.”
    Ora nem mais!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here