Home Rubricas Manuais escolares digitais são a solução ideal para 80% dos encarregados de...

Manuais escolares digitais são a solução ideal para 80% dos encarregados de educação

104
2

Em Portugal, 80% dos encarregados de educação revelam ter uma opinião favorável à substituição no futuro dos manuais em papel por digitais, sendo que 26% concordam totalmente e 55% concordam parcialmente, segundo apurou o mais recente Observador Cetelem, divulgado esta quinta-feira.

Já 10% não concorda nem discorda, 6% discorda em parte e 2% discorda totalmente.

A concordância é maior entre inquiridos com estudantes no 3.º ciclo (85%) e menor no 1.º ciclo (73%), detalha ainda o estudo, acrescentando que a maioria considera que esta seria uma medida positiva para o ambiente (89%).

No que respeita a preparação para este regresso às aulas, aumenta a intenção de obter os manuais ao mesmo tempo que se compra outro material (39%, mais 5p.p.), ainda que a maioria (51%) digam que irão obter o restante material escolar num momento diferente dos livros escolares. Uma realidade que se verifica com maior peso entre quem tem estudantes no secundário a seu cargo a Sul (80%).

Este ano, 70% dos encarregados de educação dizem obter os seus manuais gratuitamente através de programas do Estado/Autarquias, percentagem que aumenta para 89% entre os inquiridos que tem estudantes a seu cargo no Ensino Público desde o 1.º Ciclo ao Secundário.

Já 36% referem a intenção de comprar manuais novos, sendo que alguns inquiridos têm dependentes em diferentes tipos e graus de ensino, não estando todos abrangidos pelos programas de manuais gratuitos.

11% vão usar os de familiares e amigos, 5% obterão junto de uma instituição e 9% comprarão em segunda mão. Aos inquiridos foram apresentadas todas estas hipóteses, podendo ser assinalada mais do que uma resposta e indicar outras não apresentadas.

Imaginem lá o MEGA (Manuais Escolares Gratuitos) transformado em MEDGA (Manuais Escolares Digitais Gratuitos), será este o futuro?

Escrito por: André Rodrigues (Autor do + Sobre Educação)

Fonte: Executive Digest

2 COMMENTS

  1. Os manuais digitais implicam que todos tenham meios materiais como o pc/tablet para os utilizarem o que não é verdade, além disso os manuais têm que acompanhar as crianças e uma coisa é a criança levar um manual para a escola outra é levar um pc/tablet. Crianças andarem com algo desse valor cá e lá é uma motivação para conflitos que vão do estragar por bulling, ao roubar, aos acidentes sem intenção e aos acidentes pessoais. Quando se viu e falou que nem todos tinham meios de realizar aulas online por falta de ferramentas materiais como pc e net é inconcebivel que se pense em implantar um sistema ao qual muitas famílias não terão acesso. Se para uns pc e tm são coisas banais e andam na mão de crianças que facilmente os quebram no espaço de uma semana, mesmo custando o ordenado de um mês da maioria dos portugueses, para outros não. Mesmo que a familia tenha disponibilidade de o ter não será para andar no meio de uma mochila, ao sol, à chuva, aos encontrões e ao desgaste descontrolado.

  2. mais uma catástrofe…

    enquanto isso, a malta que sabe o mal que a coisa faz (os srs e sras de silicon valley), manda os filhos para escolas que evitam estas modernices.

    e mesmo em casa limitam fortemente o seu uso.

    * [Tablets out, imagination in: the schools that shun technology | Teacher Network | The Guardian](https://www.theguardian.com/teacher-network/2015/dec/02/schools-that-ban-tablets-traditional-education-silicon-valley-london)
    * [Silicon Valley parents are raising their kids tech-free – Business Insider](https://www.businessinsider.com/silicon-valley-parents-raising-their-kids-tech-free-red-flag-2018-2?op=1)
    * [Why Are Silicon Valley Executives Sending Their Kids to a Tech-Free School? – GOOD](https://www.good.is/articles/why-are-silicon-valley-executives-sending-their-kids-to-a-tech-free-school)

    > “The idea that an app on an iPad can better teach my kids to read or to do arithmetic, that’s ridiculous,” Alan Eagle, an executive communications employee at Google, told the _Times_. His fifth-grade daughter attends a Waldorf school and “doesn’t know how to use Google,” and his middle school-age son is just learning to use the search engine. Instead, his daughter’s class is honing their knitting skills in the hopes of eventually producing socks.

    educação a sério é o [Trívio – Wikipédia, a enciclopédia livre](https://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%ADvio)

    * [Lançamento livro O Trivium – As Artes Liberais da Lógica, da Gramática e da Retórica – YouTube](https://www.youtube.com/watch?v=Hq96qdElXjw)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here