Home Vários Mais Novidades Para O Ano Letivo 2020/2021

Mais Novidades Para O Ano Letivo 2020/2021

18931
14

O Ministro da Educação deu uma entrevista ao jornal Expresso que esclarece e acrescenta algumas coisas que os documentos oficiais deixaram no ar.

Recomendo a leitura, mas realço desde já o seguinte:

“O que nos disse a DGS para o ano letivo 2020/2021 é que temos de ter a utilização de máscara, comunitária ou cirúrgica, a partir do 2º ciclo e o distanciamento de 1 metro sempre que possível. Mas temos de ser claros: é impossível multiplicar por dois a capacidade das escolas ou o corpo docente de forma a reduzir cada turma para metade.

Os alunos vão caber todos na mesma sala. Não haverá desdobramento de turmas. A única obrigatoriedade é a máscara a partir do 2º ciclo. O distanciamento (entre alunos) não.

As escolas vão ter mais recursos humanos, por exemplo para fazerem coadjuvações (dois professores numa sala) e dar apoios. E teremos um conjunto de outros professores que vão trabalhar com os alunos com mais dificuldades.

E haverá ainda mais professores para as equipas multidisciplinares de apoio aos alunos que têm necessidades específicas e que são os que mais ficam para trás.

Vamos ter um reforço muito substancial de docentes que equivale ao horário integral de cerca de 2500 professores.

O objetivo é dar computadores a todos os alunos e professores do sistema público, o que vai acontecer paulatinamente já a partir do próximo ano.

O nosso objetivo é poder continuar a ter soluções através da televisão que sejam universais, disponíveis logo a partir do início do ano.”

Fonte: Expresso

14 COMMENTS

  1. Eu não aconselho leitura nenhuma. Eu aconselho é os sindicatos, associações de pais e de Diretores a tomarem uma ação pública relativamente ao não desdobramento de turmas.
    Vai haver muitas mortes.

  2. Diz o tanso que faz uma avaliação claramente positiva do trabalho dos docentes, diretores…
    Se fizesse não precisava de o dizer!
    Este ministro é um manhoso e faz-se de manso.
    O seu único objetivo é ganhar a vidinha, pois era um investigador precário.
    Mas quem tem mais culpa disto é o monhé, que pôs lá esta gente perigosa e danosa para o futuro de Portugal.

  3. Nao posso acreditar!
    Diz o tanso do ministro que o que o levou a continuar no cargo foi o dever do serviço público!
    Ó Pá, vai-te catar! Até parece que querias continuar como investigador precário. Olha o meu!
    Mentiroso e perigoso!

  4. Um conjunto de alarvidades. Ele que arranje outra máscara, esta já lhe caiu e que vá para uma sala de aula com ela, com vinte e tantos alunos, mais professor coadjuvante, mais professor de educação especial e que fique lá fechado fechado durante 50 minutos. Política educacional ignóbil!

  5. Lamentável!!
    O sr. Ministro não tem conhecimento concreto da realidade das escolas. Não as conhece em funcionamento e muito menos o que é uma sala de aula. Mas, nada muda…. os ” professorzinhos” aguentam tudo; até “perder a vida” pela falta de competência dos governantes (para eles pouco interessa, são de um tipo diferente).

  6. É surreal, inacreditável, …, é desrespeito não só pela saúde dos portugueses, mas também pelos próprios portugueses, …, demonstra ausência de qualidade para as funções que exerce, …, um Ministro da educação que faz as considerações que se podem ler nos artigo! Contudo, as medidas que anuncia são aquelas com que o Primeiro Ministro quer que ele tome, ele não tem poder, apenas dá a cara pelas medidas que o PM deseja. Não estou a desculpá-lo, de modo nenhum, até porque se é Ministro da Educação numa segunda legislatura, é porque não de importou de fazer figura de invisível, tanso, etc, na primeira.
    Devia ser Toda a sociedade civil a insurgir-se, bem alto, com o que se passa na Educação, pois uma sociedade bem informada, com espírito crítico, com conhecimento literacia, é a base de um país que quer uma vida digna para os seus cidadão! Estamos cada ver pior … “o rei vai nu” …!

  7. Digam me que isto não está a acontecer?? Não pode ser verdade!! O senhor ministro tem filhos??? Conhece a realidade das escolas??? Alguma coisa tem de ser feita ! Alguém tem de nos ouvir!! Isto está tudo do avesso!! Temos de ser obrigados a mandar os nossos filhos para uma guerra ?? Onde não sabem onde está o inimigo? E a qualquer momento pode atacar? Como com crianças do primeiro ciclo não e preciso máscara? O vírus já não pega?? Como não há distanciamento no sendo ciclo? O vírus já não pega? Senhor ministro como vão os nossos filhos para a escola?? Como vão ser os recreios? 800 900 alunos tudo ao molho e fé em Deus?? Sem vírus já é o que é com vírus então ! Senhor ministro a educação não é o mais importante!!! A saúde é o mais importante! E sempre bom lembrar caso haja esquecimento! Deixe os nossos filhos na segurança dos nossos lares ! Ou de opção de escolha de ir ou não aos pais! Nas escolas não se consegue ter todas a regras entre os alunos , é impossível! Se as escolas abrirem quem se vai responsabilizar se algo acontecer há saúde ou a perda dos nossos filhos? Ou dos familiares de risco dos alunos ? Quem???? Uma coisa que não tem preço!!! Saúde vidas!! É o senhor ministro ? O senhor ministro vai conseguir viver com esse peso na consciência! De mandar crianças de tenra idade para uma guerra? Uma guerra sem saber onde está o o inimigo!!! É revoltante!

    • Se não quiser mandar seus filhos para a escola, sempre pode optar por fazer escola em casa (home schooling), isso é legal e possível em portugal.
      Pior é irem para a escola de máscara pois isso tira a imunidade das crianças. Normalmente têm resposta imune a virus que pode em muitos casos fazer com que se livrem de um virus. Com as máscaras porém, a humidade da respiração e gotículas na máscara, a criança volta a inspirar as bactérias e virus que tiver e fica mais dificil criar resposta imunológica a qual terá de trabalhar mais. As máscaras servem para que as gotículas contaminadas não voem longe pelo ar mas deixam passar virus na mesma e apenas previnem que passoas à volta recebam “chuva de saliva” na cara, porém se alguém com uma máscara já muito ensopada de saliva espirrar, a quantidade de virus expelida é mais infeciosa do que de uma pessoa sem uso de máscara. Além disso as crianças voltam a insprirar parte do dioxido carbono expelido, e não recebem a quantidade de ar fresco necessária para se sentirem bem e poderem estudar. A comunicação social entre elas é dificultada pois não se veem nem ouvem bem, e como vão ouvir a professora? As crianças precisam de criar imunidade, ter saúde, emocional spicológica e corporal. Vivemos num país com ar puro não há perigos de inhalação de toxinas no ar, as crianças devem brincar umas com as outras, apanhar ar fresco, sol, estar em movimento para desenvolverem o corpo ainda em crescimento. Quanto mal ainda querem fazrr às crianças? Não existem casos de contágios com mortes subsequentes em crianças! Elas são as menos afetadas, e como vão ficar de máscara quando tiverem o nariz a lingar como acontece muito no inverno, como vão se livrar das viroses estando de máscara? Os virus adoram humidade e vão aproveitar as mascaras para se alojarem!!!! Querem mesmo trancar as crianças a 7 chaves? Tirar lhes o desenvolvimento natural, desacreditar de suas forças imunológicas?

  8. Concordo com mãe que escreveu o texto, relativamente aos receios que manifestou, à sua revolta, etc. Porém, que efeito vai ter nas medidas que forem tomadas na educação, implorar algo ao Senhor Ministro (da Educação) se este não manda nada, não tem voto na matéria?? Ele é um mero representante da vontade, das medidas que o Senhor Primeiro Ministro permite que sejam tomadas na educação (como já disse em anterior comentário). Repito, pois é uma pura perda de tempo implorar algo ao Senhor Ministro da Educação Aliás, se assim não fosse, já não era ministro … Temos o dever de mostrar que não somos tão parvos como o Sr. P.M. pensa, e os pedir-lhe, sugerir-lhe, diretamente a ele, … Já mostrou que toma decisões em assuntos relacionados com os professores. No ano letivo passado não ameaçou demitir-se se o tempo de serviço dos professores (9A, 4m, 2d) fosse contado????

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here