Termina esta semana a mais longa etapa letiva deste ano escolar. Percorreu 4 meses e quase 3 estações do ano, factos demonstrativos da sua grandiosidade, sem interrupções aconselhadas, desgastando alunos, professores e funcionários que tudo fizeram para que o sucesso escolar dos mais novos fosse uma realidade.
A acalmia, aparente (?), parece ter-se instalado nas escolas, ciosas do cumprimento das suas funções e obrigações, não se deixando embriagar pelos excelentes resultados do TIMSS e do PISA, demonstrativos do excelente trabalho que é realizado diariamente nas escolas pelos professores e alunos.
Os valores obtidos em leitura, matemática e ciências devem encher-nos de orgulho, mas também dar-nos a capacidade de perceber que os mesmos devem ser consolidados e melhorados, se possível. É importante não embandeirar em arco, e continuar o trabalho e desempenho escolares com a convicção de que somos capazes do melhor, também na Educação.
Filinto Lima
Professor/Diretor
Não consigo entender como não há qualquer pausa num período letivo tão longo (e este ano até voltaram os feriados).
Tal como não consigo entender que não se estude e aplique uma nova estrutura do calendário escolar, sempre falado, mas nunca concretizado.