Home Rubricas Livro da Semana – A Garota que Tinha Medo

Livro da Semana – A Garota que Tinha Medo

81
0

A Garota que tinha medo

Este livro fala sobre uma rapariga que acaba por vir a sofrer de ataques de pânico. Mas é muito mais do que isso. O autor conseguiu de forma rigorosa apresentar-nos predisponentes, antecedentes, precipitantes, enfim, toda a informação necessária para se fazer uma boa história clínica e assim treinarmos as nossas competências nisso.

O autor apresentou-nos um caso interessante que faz clinicamente sentido. É então, assim, um excelente livro para doentes que sofrem de ataques de pânico (ou de Perturbação de Pânico) uma vez que Breno coloca a informação de forma muito simples, ao mesmo tempo que dá explicações rigorosas e correctas, transmitidas em linguagem corrente em ligação com a linguagem mais “médica”. É também um livro excelente para profissionais de saúde que lidam directamente com estas questões (clínicos de medicina geral, psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, etc.). Talvez com a leitura deste livro alguns profissionais parem de fazer algumas asneiras (por exemplo, dar sacos de papel para os doentes respirarem durante uma crise – que o autor consegue explicar na perfeição). Também providencia informação importante sobre ansiolíticos, antidepressivos.. enfim é um livro bastante completo.

Esta obra permite-nos ainda ter  acesso privilegiado aos pensamentos de alguém com Perturbação de Pânico e a verdade é que Marina (a protagonista) tem realmente um discurso muito realista. Vemos alguns dos exercícios que os psicólogos costumam, efectivamente, mandar como trabalho de casa aos pacientes que sofrem desta perturbação mental. Este livro é uma obra de ficção, não é um livro de auto-ajuda, mas quem sabe se não dará um empurrãozinho às pessoas que sofrem o mesmo que Marina.

Mas como vos disse, este livro não fala apenas sobre a perturbação (ou síndrome como no Brasil se denomina). Ela conta uma história, a história de uma estudante de jornalismo com um blogue literário. É um livro com boas referências a autores e obras clássicas (e não só).. Fala sobre a sua ida para a universidade e a sua experiência com a doença, com o curso, com os amigos, enfim… É um livro que fala sobre igreja, Deus e a religião. As cenas de sexo que eu pensei que poderiam ser um dos temas centrais do livro não o foi (felizmente). O autor não deixa ainda de lado questões importantes como o consumo de drogas, e tece ainda algumas considerações sobre factos históricos e geográficos de algumas zonas do Brasil.

Enfim, é uma obra bastante completa em que o autor nos ensina bastante coisas sem ser de forma enfadonha! Está de Parabéns sem dúvida.

Nota: O livro está escrito em português do Brasil, o que inicialmente me assustou, mas achei a linguagem de Breno bastante acessível e não me custou NADA lê-lo. Também achei a escrita do autor muito cuidada, e muito divertida (em algumas partes).

POST Original com mais informação – http://flamesmr.blogspot.pt/2015/03/livro-garota-que-tinha-medo-breno-melo.html

Vídeo em que falo no livro –

Roberta Frontini

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here