Início Vários Livro da Semana – “O Pequeno Ditador Cresceu”, por Javier Urra.

Livro da Semana – “O Pequeno Ditador Cresceu”, por Javier Urra.

441
1

Javier Urra, conhecido psicólogo que escreveu o livro “O Pequeno Ditador” (18 edições), e que agora fez uma sequela intitulada “O Pequeno Ditador Cresceu”.

Javier Urra

Sinopse

Javier Urra faz parte de um número bastante significativo de pessoas que acusam os pais de não cumprirem com as suas obrigações para com os seus filhos, julgam que ser pai é estar no mesmo patamar, onde o pai “amigo”, se sobrepõe ao pai que educa, ao pai que tem a coragem de dizer “não” antes do “sim”. Ele aponta os países desenvolvidos e ricos como o nosso (e esta hein…) como um mau exemplo na relação entre pais e filhos. Não deixa de ser curiosa esta comparação pois por cá muito se fala nos problemas disciplinares estarem associados aos meios sócio-económicos mais precários.

Ficam algumas das suas frases, realizadas numa entrevista à agência Lusa e publicadas no notícias ao minuto.

Somos uma sociedade de “pais helicóptero” que fazem dos filhos reis

Há uma sociedade do medo. São ‘pais helicóptero’, sempre a supervisionar a criança para que não coma terra, não tropece, não caia. O filho está sempre protegido, sobre mimado e há um momento em que se sente o rei e se equivoca. Ele é tão importante como os outros, mas não mais importante.

Em países como Angola ou o Quénia isto dificilmente se passará, porque não se aceita uma altercação das regras na casa. Aqui, nos nossos países, queremos ganhar o carinho dos filhos, deixamo-nos chantagear por eles. Antes, os pais não tinham tantos livros nem tantas séries de televisão, mas tinham critérios: isto está bem ou isto nesta casa não se passará assim.

Precisam de um código. Os pais são como uma parede onde chocam. Os adolescentes, sobretudo, precisam de chocar, chocar e ver que o outro não cede.

A maioria dos pais diz a uma criança de 13 anos para lavar os dentes umas 12 vezes. Não é preciso dizer muitas vezes. A criança tem de o assumir, de o interiorizar e fazê-lo.

Aprender a ser um pequeno ditador é muito fácil e é muito cómodo.

Há crianças com menos de sete anos que dão pontapés às mães e estas dizem ‘isso não se faz’ enquanto sorriem.

São crianças caprichosas, sem limites, que dão ordens aos pais, organizam a vida familiar e chantageiam todas aqueles que tentam travá-las.

Ficam também alguns conselhos de Javier Urra.

público 2016_os conselhos de javier urra [03 fev]

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here