Home Rubricas Livro da Semana – A morte de um apicultor

Livro da Semana – A morte de um apicultor

321
0

A-Morte-do-Apicultor_frenteCapa_MAIL

Título: A morte de um apicultor
Autor: Lars Gustafsson
Páginas: 192 páginas
Editora: Marcador
Onde adquirir: AQUI
Edição/reimpressão: 2015

Sinopse:
Lars Westin está a morrer; embora se recuse a ler a carta enviada pelo hospital, que confirma o seu diagnóstico, ele sabe que tem cancro e que não irá viver até ao final da primavera seguinte.
Não aceita, porém, entregar o tempo que lhe resta ao espaço impessoal de um hospital, preferindo tomar o controlo do seu próprio destino e prosseguir com a sua vida solitária e reflexiva.
Abandona a carreira de professor e inicia uma nova vida como apicultor. Prescindindo de qualquer tratamento médico, Lars continua a sua vida simples e recolhida, na sua casa de campo, em pleno cenário rural sueco.
Esta é uma história sobre a vida, em particular a vida que antecede a morte. É sobre como, com a linguagem, se esconde a verdade. É sobre a forma como a dor pode revelar o nosso verdadeiro eu.
Opinião por Roberta Frontini
Um dos motivos pelas quais quis ler este livro foi o facto de ter sido traduzido por um dos meus autores favoritos de sempre: Afonso Cruz. 
O narrador do livro começa por nos apresentar a nossa personagem principal: o apicultor. Trata-se de Lens Lennart Westin, em tempos professor, com reforma antecipada. Assim, dedica-se ás abelhas e ao mel. Vive apenas com o cão, mas tem nas costas duas histórias de amor, bem peculiares e que se entre-cruzam de forma original.
Infelizmente a sua vida pacata acaba por ser interrompida por uma dor lancinante que não o deixa em paz, e por uma carta vinda do hospital que toma a decisão de não abrir. A partir daí, e recusando-se a saber o seu verdadeiro diagnóstico e o que deve fazer para melhorar, o leitor vai viajando por uma série de reflecções sobre a vida e a morte feitas por Lens.
Esta “pequena” obra revela-se assim, uma grande obra, que a meu ver deve fazer parte da estante dos  mais variados leitores, e que se calhar apenas será compreendida em certos momentos da nossa vida!
Opinião mais detalhada – aqui – http://flamesmr.blogspot.pt/2016/02/livro-morte-de-um-apicultor-lars.html

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here