Home Notícias Licenciados pré-Bolonha vão ser equiparados a mestres

Licenciados pré-Bolonha vão ser equiparados a mestres

1138
4

Mas não serão mestres… Mas mestres serão a nível de concurso, ciclos de estudo e outras dimensões do quotidiano… Mas não serão mestres… Talvez uns mestres pequeninos 😉

O ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor, confirmou nesta segunda-feira ao PÚBLICO que as licenciaturas realizadas antes da reforma de Bolonha, lançada há 10 anos, vão ser “equiparadas” a mestrados para efeitos de concursos e não só. “Não se trata de atribuir graus académicos, mas sim de uma equiparação”, frisou à margem do seminário realizado nesta segunda-feira no Conselho Nacional de Educação (CNE) subordinado ao tema “Ensino Superior em Portugal, uma estratégia para o futuro”.

Ou seja, um licenciado pré-Bolonha não passará a ser um mestre, mas passará a ter uma equiparação que “é válida para todos os efeitos legal, sendo que aí se incluem concursos de recrutamento, concursos para ingresso em ciclos de estudos e todas as outras dimensões do quotidiano em que seja exigido o grau de mestre”, especificou o Ministério do Ensino Superior numa nota escrita enviada posteriormente ao PÚBLICO.

(…)

O argumento de terem o mesmo tempo de formação é também o usado para justificar a equiparação do grau de licenciado a mestre e para a estender a todas as áreas de formação e não só às engenharias. Com a reforma de Bolonha, a duração dos primeiros ciclos (licenciatura) passou a ser de três anos, sendo frequentemente associada a um mestrado que estende o prazo para cinco anos. Muitas das licenciaturas pré-Bolonha tinham os mesmos cinco anos de duração.

Actualmente, já era possível aos licenciados pré-Bolonha pedir a equivalência ao grau de mestre. Mas para tal tinham de solicitar às instituições onde estudaram para rever os seus processos e, caso fosse necessário, “fazer algumas disciplinas e apresentar e defender um relatório final”, tudo isto com custos de centenas de euros.

Fonte: Público

4 COMMENTS

  1. Tenho sempre muita dificuldade em perceber o fenómeno das equiparaçoes. Neste caso, onde ficam os licenciados pré Bolonha com mestrado pré Bolonha?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here