Home Vários Lá por Fora – Jogos de Azar

Lá por Fora – Jogos de Azar

88
0

jogo azarTive conhecimento da notícia esta manhã… Pensei seriamente em não publicar a mesma. Não consigo deixar de associar que o que se passou está relacionado com os inúmeros episódios que aconteceram nos Estados Unidos. Depois de ver a notícia por todo o lado, não fazia sentido um blogue que aborda as questões disciplinares, “esquecer-se” de falar no assunto.

Já não foi do lado de lá, foi mesmo aqui ao lado… Já assisti a vídeos de alunos em que o seu conteúdo era muito preocupante e cheguei a pensar para os meus botões que era desta que a “coisa” ia dar-se. Andamos a brincar às probabilidades, na esperança que a bolinha branca não pare na nossa casa… Até quando?

Do jornal Público

Aluno mata professor em escola de Barcelona

Um professor foi morto, na manhã desta segunda-feira, no instituto Joan Fuster, na cidade de Barcelona, em Espanha. O autor do crime foi um rapaz de 13 anos, que entrou na escola, situada na praça Ferran Reyes, munido de uma besta, uma faca e uma pistola de chumbos, tendo atacado cinco pessoas no total.

A polícia de Barcelona teve o jovem detido no interior da escola até ao ao início da tarde tendo-o depois transportado para uma unidade de psiquiatria de um hospital local, antes de o entregar às autoridades de detenção de menores. Para além das armas referidas, o rapaz de 13 anos tinha ainda consigo material para preparar um cocktail-molotov.

Segundo relata o jornal espanhol La Vanguardia, o aluno terá chegado perto das nove horas, uma hora após o começo das aulas. Ao ser questionado pela professora sobre os motivos daquele atraso, terá disparado a besta na sua direcção, provocando-lhe ferimentos na face.

Posteriormente e já depois de o jovem ter apunhalado uma colega na perna, um professor que leccionava na sala ao lado, dirigiu-se para o local para ver o que se passava. Segundo testemunhas oculares, terá sido nesse momento que o aluno atingiu mortalmente o professor, atacando-o com uma faca na zona do peito. Um outro estudante e um professor terão ainda sido feridos após o sucedido.

O Sistema de Emergências Médicas chegou rapidamente ao local e ordenou o transporte dos feridos para as urgências do Hospital de Sant Pau, tendo já informado que se encontram livre de perigo. Para além destes, vários alunos do instituto tiveram de ser assistidos, devido ao trauma e à ansiedade provocadas pela situação.

Recorde-se que nos termos da legislação em vigor no país vizinho, o jovem de 13 anos é considerado “inimputável”, uma vez que a idade penal só é estabelecida aos 18 anos de idade. Para delitos desta natureza, a Lei Reguladora da Responsabilidade Penal dos Menores determina que “não se exigirá responsabilidade” a menores de 14 anos e que as medidas a tomar neste caso terão de enquadrar-se no “âmbito educativo e familiar”.

O professor falecido leccionava na escola há apenas duas semanas, estando a substituir uma colega que estava de baixa. Para esta segunda-feira está prevista uma cerimónia em sua memória.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here