Home Notícias Ir Para A Escola Para Ficar Doente

Ir Para A Escola Para Ficar Doente

731
0

Já não basta o gravíssimo problema de amianto nos edifícios escolares, como surge agora um estudo que indica que as salas de aulas possuem compostos químicos que afetam o sistema hormonal das crianças, podendo causar rinite alérgica.

Se estamos há décadas à espera da resolução do amianto nas escolas, nem quero imaginar o tempo que vamos esperar para lidar com um problema que “só” causa rinite alérgica…


Escolas. Compostos que existem no ar podem provocar rinite alérgica, revela estudo

Há, no ar interior das escolas, compostos químicos capazes de influenciar o sistema hormonal das crianças. E essas substâncias, cientificamente chamadas disruptores (ou desreguladores) endócrinos, originam rinite alérgica.

As conclusões são de um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) que envolveu 845 crianças, entre os 9 e os 12 anos, de 71 salas de aulas de 20 escolas primárias, na cidade do Porto.

Publicado na revista científica “Journal of Investigational Allergology and Clinical Immunology”, o trabalho mostrou que nas salas de aula onde há uma maior presença de disruptores endócrinos, as crianças apresentaram uma maior prevalência de rinite alérgica, uma doença inflamatória que provoca espirros e irritação da mucosa nasal.

Ao Observador, Inês Paciência, primeira autora da investigação, conta que foi analisada a qualidade do ar interior das escolas ao mesmo tempo que foram feitos testes nas crianças para detetar a existência e prevalência desta doença.

(…)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here