Home Escola Invenções…

Invenções…

95
0

E apagar não é reconhecer o erro e corrigi-lo?

BORRACHAS DEVIAM SER BANIDAS DA SALA DE AULA

possibleGuy Claxton, um dos mais reconhecidos especialistas do Reino Unido em Educação, afirma que as vulgares borrachas deviam ser, pura e simplesmente, banidas das listas de materiais escolares, já que o seu uso deixa as crianças “envergonhadas com os erros que cometem”.

“Os alunos não só não devem ter medo de cometer erros, mas devem reconhecê-los e aprender com eles”, defende o catedrático em Ciências da Aprendizagem do King’s College de Londres. “As borrachas são um ‘instrumento do Diabo’, porque perpetuam a cultura de vergonha do erro” acrescentou, numa entrevista dada ao jornal britânico “Daily Telegraph”.

Esta, adianta, “é uma forma de mentir ao mundo, dizendo ‘não fiz um erro, acertei à primeira’. É o que se passa quando se usa uma borracha e se substituiu o que foi escrito da primeira vez”. Em vez disso, propõe Guy Claxton, “necessitamos de uma cultura em que as crianças não temam cometer erros e que estejam permanentemente a refletir sobre o que fizeram, melhorando o que fizeram anteriormente. Hoje, os alunos estão fixados em responder da forma certa o mais depressa possível, para parecerem espertos, quando deveriam estar fixados no processo necessário para chegar à resposta certa. É isso que acontece no mundo real”.

O especialista aconselha os pais e educadores a mostrarem às crianças que os erros “são os seus melhores amigos e professores”. Ao apagar o que se fez mal, os alunos “não têm a hipótese de ‘editar’ a sua própria aprendizagem”, uma capacidade muito útil “quando chegarem à idade adulta e se confrontarem com os desafios do mundo real”, afirma. “A escola deveria ser muito mais do que um sítio onde se obtém as respostas para passar testes. Deveria ser uma verdadeira preparação para a vida”, conclui Claxton.

Pais&Filhos (2015).” Borrachas deviam ser banidas da sala de aula”. http://www.paisefilhos.pt/, 28 de Maio

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here