O governo prepara-se para “apagar” 9 anos, 4 meses e 2 dias da carreira dos professores. Esta quase realidade tem sido repetida vezes sem conta nas salas de professores. Se os professores continuarem sentados, na dita sala, a palavra “quase” desaparecerá da frase.
Os professores serão o único grupo profissional a ver “apagado” da sua carreira o tempo de congelamento.
A proposta de lei do OE/2018,apenas prevê o ajuste na progressão dos funcionários públicos, como resultado do descongelamento, para as carreiras que progridem por pontos. Ou seja, os pontos que foram acumulados durante o período de congelamento, serão utilizados para a progressão. Os professores, que não progridem por pontos, que têm regras específicas e progridem por contagem de tempo de serviço e por avaliação, não vão sofrer qualquer ajuste na sua carreira.
Assim, a carreira docente é descongelada a 1 de janeiro de 2018 tal como para toda a função pública, mas não vão ser contabilizados os 9 anos, 4 meses e 2 dias em que estiveram congelados.
Nos últimos anos, a classe tem-se pautado por um silêncio ensurdecedor, no que à luta por direitos diz respeito. Temos estado divididos por tudo e por nada. Temos sido maltratados por tudo e por todos. Têm-nos sobrecarregado de velhas e novas tarefas. Não temos respondido. Temos sido bem comportados e aceitamos tudo o que nos é atirado.
Está na hora de abandonar o estado de letargia em que os professores se colocaram e LUTAR por aquilo que é deles. É um direito. É um dever.
Dito isto, deixamos aqui um questionário para que possam expressar a vossa opinião de como estão dispostos a LUTAR pelos vossos direitos, PELA CONTAGEM DOS VOSSOS 9 ANOS, 4 MESES E 2 DIAS DE TEMPO DE SERVIÇO.
ESCOLHAM AS VOSSAS OPÇÕES…
É inadmissível o que nos querem fazer !
“…A união faz a força!”
Seria importante voltar à rua com uma manifestação em peso. A união faz a força na rua, não no papel.
Uma greve de 1 dia só serve o Ministro das Finanças.
Uma greve de 1 semana faz abanar o país todo!
Mas não contem com o Nogueira para isto. Ele trai os professores, conluiando-se com o seu PCP integrante da geringonça.
Partimos para a greve é a arma mais eficaz, concordo também com uma grande manifestação…
Isto é indecente … falta de respeito por quem ao longo da vida sempre tem cumprido … 34 anos de serviço sem baixas …! A idade avança estamos cansados !
Ao menos há subsídio—agora ou nunca.