Home Escola Informação | Provas de Aferição – Provas Finais de Ciclo – Exames...

Informação | Provas de Aferição – Provas Finais de Ciclo – Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário

1596
5

Já se conhece a informação relativa às provas e exames do presente ano letivo. Por ser a primeira vez que são realizadas, dou principal destaque às provas de aferição do 2º Ano, nomeadamente às Expressões Artísticas e Expressões Físico- Motoras na qual já é possível conhecer os conteúdos que vão ser aferidos.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?
Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [271.21 KB]

Condições de realização das provas de Expressões Artísticas e Expressões Físico-Motoras

A escola deverá elaborar, até 31 de março de 2017, para cada turma, um plano de aplicação da prova, onde se indique o dia, a hora e o local de realização da prova. Os alunos devem ser identificados com coletes numerados (autocolante ou outra forma de numeração) para que os observadores identifiquem facilmente a quem se referem os registos da observação. Antes de os alunos iniciarem a prova, o espaço e os materiais devem estar preparados, de acordo com as indicações explicitadas no guião da prova.

Durante a aplicação da prova, o professor titular organiza os alunos para a realização das tarefas, de acordo com as indicações do guião da prova, garantindo as condições e o ambiente favoráveis à observação dos desempenhos dos seus alunos. Nesta tarefa, o professor titular pode ser coadjuvado por um colega da escola ou do agrupamento de escolas.

A avaliação dos alunos em prova (observação, registo e classificação) é feita presencialmente por uma equipa de professores avaliadores, preferencialmente do agrupamento, que, no caso da prova de Expressões Físico-Motoras, integra professores do 1.o ciclo e professores de Educação Física e que, no caso da prova de Expressões Artísticas, integra um professor do 1.o ciclo e professores de Educação Musical, de Educação Visual ou de Educação Tecnológica.

Não sei muito bem como será possível aferir algo que não é lecionado em muitas escolas, como é o caso da Educação Musical e Expressões Físico-Motoras. Não será de estranhar alguma estupefação  por parte dos encarregados de educação quando constatarem que os seus filhos vão ser avaliados, memo que em aferição, quando por exemplo nunca levaram equipamento para a escola…

Ficam os restantes links:

Informações 2016/2017

Lista de Informações-Prova:

Provas de  Aferição

2.º ano [pdf]

5.º ano [pdf]

8.º ano [pdf]

Provas finais de Ciclo – 3.º Ciclo Ensino Básico:

Matemática 92 [pdf]

Português 91 [pdf]

Português Língua Não Materna (A2) 93 [pdf]

Português Língua Não Materna (B1)  94 [pdf]

Português Língua Segunda 95 [pdf]      

 

Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário:      

Alemão 501 [pdf]

Biologia e Geologia 702 [pdf]

Desenho A 706 [pdf]

Economia A 712 [pdf]

Espanhol 547 [pdf]

Filosofia 714 [pdf]

Física e Química A 715 [pdf]

Francês 517 [pdf]

Geografia A 719 [pdf]

Geometria Descritiva A 708 [pdf]

História A 623 [pdf]

História B 723  [pdf]

História da Cultura e das Artes 724 [pdf]

Inglês 550 [pdf]

Latim A 732 [pdf]

Literatura Portuguesa 734 [pdf]

Matemática Aplicada às Ciências Sociais 835 [pdf]

Matemática A 635 [pdf]

Matemática B 735 [pdf]

Português 639 [pdf]

Português  (Surdez severa a profunda) 239 [pdf]

Português Língua Não Materna (B1)  839  [pdf]

* informação retirada do site do IAVE

5 COMMENTS

  1. Vai ser aferido e vão ser os professores da AEC (AFD) que os vão preparar ao invés de serem os professores do 1 ciclo na disciplina OBRIGATÓRIA de EFM……!

  2. Este ano o exame de MACS também tem itens de escolha múltipla? Já nos tinham dado essa informação, e eu não dei conta, ou foi só agora?…

  3. A preocupação de que alguns alunos vão ser avaliados em disciplinas que não são lecionadas, para mim é inferior a irem aferir a capacidade de alunos, que não lendo irão deixar resmas de papel em branco. A minha luta principal é ir remediando lacunas graves de aprendizagem, motivando alunos a obter a difícil capacidade da leitura e da escrita.

  4. Acho notável … provas de aferição a Expressões no 1º Ciclo … É para ”apanhar” os senhores professores? Para verem se dão as Expressões tal qual o programinha, particularmente a Físico-motora ? É para mostrar que são muito de esquerda e que colocam, na mesma montra, todo o conhecimento da petizada? Aos moralistas, que costumam falar do púlpito: sabem o que é dar aulas em turmas com mais do que um ano de escolaridade? Com os programas atuais?
    Se no final do ano a ”criancinha” não souber o ”bê-à-bá” há-se o senhor professor há-de dizer: ” não se preocupe, caro amigo, não sabe a letra , não sabe o número, mas canta como um rouxinol e salta como a gazela”…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here