Home Escola Hoje faço greve! – Vera Garcia

Hoje faço greve! – Vera Garcia

327
0

É com raiva que bato com as teclas e vomito as palavras! Amanhã (hoje) faço greve e sei lá há quantos anos não o faço! Acho que não faço greve há 10 anos! Mas agora faço e sabem porquê? Porque estou farta! Não sou sindicalizada, mas já o fui. Sou contratada há 15 anos e há 15 anos que fico desempregada no dia 31 de Agosto! Já trabalhei em escolas que ninguém quer! Já fiz milhares de quilómetros e, desde que terminei a licenciatura, que saí da minha zona de conforto! Já ouvi de tudo, desde desaforos de alunos, colegas, directores, pais, etc! Esperneei, disse as alhadas todas que me apeteceu, fui prejudicada, também tive dias maravilhosos e pessoas maravilhosas à minha volta e continuei na estrada, pelos caminhos de Portugal! E estou farta de cantar essa música que vos veio à cabeça e sabem porquê? Porque continuo contratada, porque à conta de horários incompletos de 21 horas lectivas não passei no funil da lei da norma travão. Travão é o que sucessivos desministérios me têm posto a mim e aos desgraçados da luta como eu, que não passamos da cepa torta! Já tive de tudo, como vocês quase todos, contratados! Direcções de Turma, Projectos de moição, já dei aulas desde os 6 aos 60 e tal anos, ou mais! Profissionais, CEFs e coisas afins, sou do 300, 330, 910 e 120 e até já substituí colegas do 110, durante 3 meses! Vejam bem…Fartinha de investir dinheirinho do meu bolso, que me sai do lombo todos os dias para ter mais habilitações, para ter mais competências…para quê? Número, não passo de um número, como todos nós! Em qualquer outra empresa decente, empregados destes já tinham subido de categoria!

Agora vou vomitar a falta de critérios para a organização das escolas, nestes tempos de infestação! Não consigo compreender as divergências entre as autoridades de saúde locais ou regionais. Há escolas a proceder de maneiras diferentes! Porquê? Não devia ser igual para todos?

Estou farta! O Ministério da Educação não quer saber se a Vera das não sei quantas, aquela que tem a chapa 2020…não sei que mais espetada na testa, vai fazer greve ou não! Mas eu vou!

*Este texto foi escrito no dia 10 de dezembro de 2020

Fonte: A Mãe não dorme

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here