Início Família Há Vários Tipos De Pais Nas Reuniões Da Escola. Saiba Qual É...

Há Vários Tipos De Pais Nas Reuniões Da Escola. Saiba Qual É O Seu!

773
1

A educadora Catarina Garcia escreveu no blogue A nossa, as dele e os dos outros um texto sobre os vários tipos de pais que aparecem nas reuniões no início do ano letivo. Não perca!

Início de ano letivo traz consigo reuniões de pais. Pessoalmente, enquanto educadora, não gosto muito dessa parte. A minha está para breve e já começo a pensar nos tipos de pais que se costumam destacar:

Os “Legalize”

Para eles está tudo bem. Não fazem perguntas e quando se pronunciam é para acenar com a cabeça e mostrar que estão seriamente na boa. Óbvio, claro e sem problema, são as expressões que mais utilizam.

Os “Hermione”

Ao estilo da saga Harry Potter, estes são como a famosa Hermione. Passam a reunião de braço no ar. Têm sempre algo a dizer ou a perguntar e ficam impacientes se não lhes é passada a palavra de imediato.

Os “Doutores”

Podem não ter estudado educação mas sabem mais que a educadora. Questionam tudo o que a educadora diz e dão conselhos de como esta deve proceder. Fazem uma vistoria à sala olhando atentamente para cada pormenor. Pedem algumas explicações mas não ficam satisfeitos com as respostas. Dão uma nova opinião de como a educadora devia fazer.

LEIA TAMBÉM: Como atenuar a entrada do seu filho para a escola pela primeira vez?

Os “A idade dos porquê”

Sabem aquela fase das crianças em que fazem imensas perguntas por dia sobre tudo e mais alguma coisa? Estes pais nunca dizem uma frase que não termine com um ponto de interrogação.

Os “Tranquilos”

São um pouco ao género dos “Legalize” mas falam mais. Também gostam de participar fazendo perguntas e dando opiniões mas sempre na base de um grande sorriso e compreensão. Confiam a cem por cento na equipa mesmo que tenham acabado de a conhecer.

Os “Invisíveis”

Entram mudos e saem calados.

LEIA AINDA: «O meu filho inventa que está doente para não ir para a escola nova»

Os “Insatisfeitos”

Para eles nada está bem. Dizem mal de tudo e nada os deixa felizes. Ao longo do ano, se a educadora cometer um erro são os primeiros a julgar, e quando a educadora fizer algo bem feito será apenas a sua obrigação.

Os “Escaldados”

Normalmente são pais com uma má experiência no passado, que tiveram algum desacato com a antiga escola ou antiga educadora. Estão de pé atrás e muito atentos a cada palavra ou ação da educadora, e fazem questão que ela saiba disso.

Sem medos, digam a que categoria pertencem. Eu acho que estou entre os tranquilos e os invisíveis. Defeito de profissão talvez. Já o Zé deve estar nos Legalize.

Dos pais que tenho este ano, acho que a maioria está entre os Legalize, os Tranquilos, os Invisíveis e os Escaldados. De um modo geral tenho tido sorte com os pais que vou apanhando…. mas já apanhei um ou outro que valeram por todos os maus pais possíveis, ups.

Texto: Catarina Garcia no blogue A nossa, as dele e os dos outros

Fonte: Crescer

COMPARTILHE

1 COMENTÁRIO

  1. Afinal, não querem que os pais sejam mais interventivos, participativos, não se queixam que os pais andam alheios á escola!
    Decidam-se…e também não é com duas reuniões de pais durante o ano todo que isso possa acontecer.

    Um pai e professor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here