Home Concursos Há professores do 1º escalão que vão ser ultrapassados

Há professores do 1º escalão que vão ser ultrapassados

1134
2

Se tudo ficar assim… Feliz pelos colegas que vão progredir, indignado pelos colegas que vão ser ultrapassados…

Sou docente há sensivelmente 14 anos e permaneço ao fim de todos estes anos no 1º escalão, tal como muitos outros colegas de profissão. Com as negociações em curso para os reposicionamentos na carreira é com sentimento de tremenda tristeza, frustração e injustiça que me vejo a ser tratado de forma diferente perante outros colegas com o mesmo tempo de serviço que eu.

Em 2007 fui abrangido por uma disposição transitória (artº 10, nº2 do Decreto-Lei nº 15/2007 de 19-01-2007) que me OBRIGOU A COMPLETAR 3 ANOS DE SERVIÇO PARA SER REPOSICIONADO NA NOVA ESTRUTURA DA CARREIRA DOCENTE, isto é para passar do índice remuneratório 151 para o 167, correspondente ao 1º escalão.

Qual o meu espanto quando verifico que OS DOCENTES QUE INTEGRARAM A CARREIRA APÓS 2010 POR VIA DO CONCURSO ORDINÁRIO OU EXTRAORDINÁRIO, SÃO POSICIONADOS AUTOMATICAMENTE NO 1º ESCALÃO a partir do qual se discutirá o reposicionamento, SEM NECESSIDADE DE RETENÇÃO NO ÍNDICE 151 DURANTE 3 ANOS! Verifico assim que fui tratado de FORMA DIFERENTE PELO FACTO DE TER SIDO PENALIZADO EM 3 ANOS DE SERVIÇO FACE A OUTROS COLEGAS PARA EFEITO DE SUBIDA DE ESCALÃO

Um docente que entrou na carreira mais tarde e com o mesmo tempo de serviço que eu terá uma posição remuneratória superior!!!

O Governo parece desprezar as progressões de carreira demonstrando ausência de estratégia clara para valorização dos seus recursos humanos em particular aqueles afetos ao Min. da Educação e os sindicatos aparentam desprezar um grupo significativo daqueles que representam, uma vez que orientam grande parte do seu esforço protestativo e negocial com os docentes de contrato….

Se esta não é a melhor altura para alterar o rumo das negociações não sei qual será. No meu caso, e de acordo com o que tem vindo a público, apenas conseguirei aceder ao 2º escalão em 2020…..

ENCAMINHEM A MENSAGEM… FAÇAM CHEGAR ISTO AOS PROFESSORES NESTA SITUAÇÃO, GRUPOS PARLAMENTARES DE EDUCAÇÃO, MIN. DA EDUCAÇÃO, SINDICATOS,….

Fonte: Blogue DeAr Lindo

 

2 COMMENTS

  1. Colega, não sei se será assim. Penso que o reposicionamento deverá ser feito por equiparação a quem está na carreira.
    Já agora, sabe que ganhou um ano (com eventual ultrapassagem) relativamente a mim e a todos que já tinham mais de 3 anos de serviço em 2007 e que tiveram que fazer 4 anos no antigo 3º escalão, correspondente ao índice 151, antes de passar ao 4º escalão, atual 1º?
    Temos tendência para ver logo a injustiça que nos fazem, mas quando somos nós os beneficiados…

    • É verdade o que diz, o que só prova as injustiças que vão sendo feitas e que foram claramente agravadas nos últimos anos, nomeadamente ao nível dos concursos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here