Home Notícias Há menos atividade física nas escolas do 1º ciclo

Há menos atividade física nas escolas do 1º ciclo

350
9

Já o tinha denunciado num artigo que escrevi para o jornal Público “Faltam expressões no 1º ciclo“. Quem segue o ComRegras sabe que tenho alertado para esta falha do nosso sistema de ensino há quase dois anos. Segundo o estudo hoje publicado pela Childhood Obesity Surveillance Initiative, a obesidade infantil está a diminuir, mas o mérito para estas boas notícias não deve ser atribuído às escolas, mas sim aos pais por terem reforçado a atividade física fora do horário escolar.

A escola precisa de ter consciência que quase um terço das nossas crianças têm excesso de peso, que esta geração tem uma esperança de vida inferior à dos seus pais e a escola deve acima de tudo ser um exemplo para os seus alunos e sociedade em geral. Proíbam-se as máquinas de doces dentro do recinto escolar e reforcem a atividade física das nossas crianças e jovens. O 1º ciclo tem de estar na linha da frente deste combate que temos obrigatoriamente de ganhar.

Quase um terço das crianças ainda têm excesso de peso ou são obesas

Menos actividade na escola

Em comparação com 2008, no ano passado houve mais crianças a ir para a escola de carro – “de sublinhar também que a maioria dos pais/encarregados de educação (64,1%) não considerava o caminho de ida e de regresso da escola seguro” –  e uma maior proporção de crianças (75,5% em 2016 em comparação com 12,2% em 2008) a gastarem entre uma e duas horas por dia durante a semana a jogar no computador.

Mas ao contrário do que acontecia há oito anos, são agora menos as crianças que dizem não ter numa actividade física durante a semana e são mais as que fazem exercício três ou mais horas por dia durante o fim-de-semana. Uma realidade que contrasta com o que se passou em ambiente escolar. Apesar da maioria das escolas disponibilizarem “90 minutos ou mais por semana de educação física às crianças do 1.º e 2.º ano, verificamos que estas eram mais frequentes em 2008 (81,9% e 79,6%) do que em 2016 (65,1% e 64,3%)”.

O estudo salienta ainda “que 9,9% das escolas do 1.º ano e 9,0% das escolas do 2.º ano disponibilizaram menos de 60 minutos de actividade física por semana, sendo que foi na região de Lisboa e Vale do Tejo onde se verificou esta situação com maior expressão, designadamente 17,1% no 1.º ano e 17,6% no 2.º ano de escolaridade”.

Fonte: Público

9 COMMENTS

  1. Perante esta situação não deveriam colocar professores de ed. física no 1.º ciclo e de expressões?

    Ensinar com arte só é possível quando a mentalidade da escola mudar? Eu ando sempre às cabeças para aplicar o meu método. Como posso construir um conhecimento artístico se os pilares assentam na elaboração de fichas e correção na sala de aula, tudo o que sai fora dos padrões normais é perseguido e assediado moralmente.

  2. Mas o 1º Ciclo deve vestar na linha da frente ? Não deverá ser todo o sistema de ensino? Mas agora arranjaram uma bola nova para chutar: os colegas do 1º Ciclo?
    Valorizo, com certeza, as expressões no 1º Ciclo, ou noutro ciclo qualquer, mas se me perguntarem se querem que os meu filhos saibam prioritariamente digo: Humanidades ; História ; Filosofia, Ciência…
    Já agora lá no meu Agrupamento a prioridade de muitos papás é mesmo o chuto na bola, e destino de Cristiano Ronaldo; as moças é mais bailados… Da minha parte preferia que fosse a Filosofia, sim também a Arte,ou a História; ou a Literatura; a Poesia, mas tudo isto da´um bocado de trabalho e não é ”bué de fixe”!

    • “Já agora lá no meu Agrupamento a prioridade de muitos papás é mesmo o chuto na bola, e destino de Cristiano ”
      Isto é que é valorizar???

      Nos restantes ciclos como não existe monodocência a disciplina de Ed. física é lecionada, como bem deve saber.

  3. Ó Alexandre Henriques não falo só nos alunos do 1º Ciclo… E, já agora, era uma pequena ironia…
    A professora do meu filho tem dois anos de escolaridade, vários alunos, complicados, um programa curricular extenso; solicitações diversas para a turma participar em atividades para a fotografia; três horas de Expressões… E o meu filho faz atividade física nas aulas, quando a professora pode! Para além disso tem Educação Física nas AEC…; frequenta mais duas modalidades desportivas fora da escola! Se eu queria mais Educação Física, no meu caso? Não, não quero! Gostem os senhores professores, que fazem lobby para retalhar o 1º ciclo e descaraterizá-lo, ou não… A professora do meu filho é excelente!
    Há gente que não faz a mínima ideia do que é o 1º Ciclo… Deviam pensar, até pelas crianças que têm em casa, o que é interromper uma aula a alunos do 1º ano de escolaridade; mudá-los de espaço; começar a aula… Já agora ensiná-los a ler a escrever e também a usar as novas tecnologias, claro…
    Já agora, para esclarecimento de algumas pessoas que ignoram, mas opinam alegremente sobre currículo e disciplinas , porque lhes dá jeito, mesmo que não apontem os países, nem expliquem nenhum exemplo daquilo que dizem : a regra da maioria dos países, também dos loiros do norte da Europa, é a monodocência… por vezes com coadjuvação… Que, eem certos casos, não acaba no 4º ano mas se prolonga até ao ao nosso sexto ano de escolaridade…
    É tudo muito bonito, interdisciplinaridade, escola do século XXII ; mas quando se trata de defender o nosso quintal… voltam as disciplinas, e bem espartilhadas no horário… Para dar ”à séria” o currículo…

    • Se eu fosse individualizar a questão já tinha escrito que a minha filha em 3 anos ainda não teve educação física. Mas os conhecimentos adquiridos permitem-me afirmar que a prática OBRIGATÓRIA das expressões e a sua carga semanal não é comum. Quantos têm música? Quantos têm expressão dramática?
      Eu não sou contra a monodocência, sou contra o monocurrículo…

  4. Vou-lhe dizer mais , se a sua questão é com o 1º ciclo, procure informar-se, porque alguns parecem querer espalhar aos ventos, que a experiência é um sucesso, o que se tem feito, por aí além, com a bendita flexibilidade curricular… Imagine quem paga as favas de alguma substituição de currículo …. A Matemática? Não me parece… O Português? Não vamos por aí… O que se tem feito é ir buscar tempo a Educação Física ou à Educação Visual ; à Educação Tecnológica… Mais, era capaz de apostar que vai piorar… E não estamos a falar do 1º Ciclo…Há colegas que vão protestando, e bem, outros vão-se calando, infelizmente… Algumas destas aulas foram alienadas por coisas tão substantivas como o reiki , ou similares…
    Deixo-lhe por último… Parece que alguns apostam que a flexibilidade se vai generalizar no próximo ano letivo… Diz-me um passarinho que, se calhar, a coisa não será bem assim…

    • Sobre a flexibilização e como está a correr ainda é cedo para falar. Sobre o passarinho que lhe contou que a flexibilização não vai ser massificação no próximo ano, posso-lhe dizer que um passarão disse-me que é o que está programado e irá acontecer. Mas estamos em Dezembro…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here