Home Rubricas Gerir em complexidade

Gerir em complexidade

124
0

Um tríptico de escrita, por via da extensão que o texto ganhou a partir da leitura deste documento. Um primeiro quadro onde remeto para a identificação dos elementos de complexidade que hoje estão presentes na gestão da escola. Um segundo para perceber como esta complexidade entra na sala de aula e interfere com as dinâmicas que aí se expressam. Um terceiro e último capítulo para dar conta das alternativas, que há sempre, para a gestão da escola de acordo com os novos elementos que lhe estão associados – complexidade, heterogeneidade de públicos, diversidade de interesses e objetivos.

Parte I

complexoOs sistemas educativos e a escola pública portuguesa, de forma muito particular de há coisa de 15/20 anos a esta parte, não só se complicou como se complexificou. Complicou-se fruto do crescimento, massificação e diversificação de públicos que acolheu e aos quais procura dar respostas educativas e sociais. Complexificou-se por via do número de atores envolvidos na gestão da coisa educativa como dos níveis de entendimento que são feitos por cada um deles.

Há muitos e diversificados elementos que podem ser chamados a explicar e a interpretar a complexidade. Destaco apenas alguns que, no meu ver, mais interferem e imiscuem na gestão da escola.

De há questão de 15/20 anos para cá os pais/encarregados de educação não só se envolveram mais na questão da educação dos seus filhos, como estão mais escolarizados e, em princípio, mais informados. No campo da informação mesmo os alunos chegam à escola com uma outra bagagem, com mais informação que há 10, 15 ou 20 anos atrás. É certo que muitos confundem informação com conhecimento, mas permite-lhes uma outra postura, uma outra irreverência que há anos atrás simplesmente não tinham.

Atores locais foram chamados a participar nas estruturas de governação. Primeiro como elementos meramente opinativos (como foi o caso dos conselhos municipais de educação) depois com direito a voto e peso por vezes determinante nas questões de administração das escolas (casos dos elementos cooptados pelos conselhos gerais). Para além da crescente influência que muitos assumem e outros exercem na estrutura das ofertas não regulares das escolas (antes nos cursos vocacionais, desde há muito nas ofertas profissionais), o peso do local acentuou-se e, com ele, a gestão delicada dos muitos interesses que as redes exercem sobre a gestão escolar.

O processo de agregação de escolas veio criar, por si só, não apenas uma economia de escala mas também a escalada significativa de variáveis que interferem na gestão escolar. Um dos exemplos assenta na multiplicidade de associações representativas dos interesses de uma escola, isto é, no número de associações de pais/encarregados de educação que, ao contrários das escolas, não se agregaram e mantém a defesa dos seus interesses. Interesses atomizados mas com influência suficiente para condicionar (quando não determinar) a decisão pedagógica. No contexto do processo de agregação desbarataram-se, porque confundidas, baralhadas e dissolvidas, as culturas de escola que permitiam identificar uma história, relações e afetos, criar imagens organizacionais e profissionais das escolas.

No conjunto de variáveis que se acentuaram, destaque ainda para o crescente papel e influência dos centros de formação, dos processos de avaliação das escolas (interna e externa), das associações disciplinares, da multiplicidade de organismos que, na dependência da tutela, procuram interferir, condicionar, orientar as escolas (desde as estruturas de projeto a entidades promotoras ou coordenadoras das muitas iniciativas que têm a escola como palco).

Se acrescentarmos a esta diversificação de elementos e factores o seu caráter dinâmico, bem com as redes que entre si se constituem, então teremos um simples vislumbre do que é, hoje, a complexidade da gestão escolar.

Para a semana, complexidade e sala de aula. Fiquem bem.

Manuel Dinis P: Cabeça

Coisas das aulas

28 de novembro, 2016

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here