Início Família Formação Parental | “Professor, já não sei o que faça ao meu...

Formação Parental | “Professor, já não sei o que faça ao meu filho”

2153
0

É um dos maiores desafios da escola atual. A quantidade e incapacidade de pais que não sabem ou não conseguem educar os seus filhos. Muitas vezes são os professores que socorrem encarregados de educação como faróis em noites de nevoeiro. Porém, nada substitui a educação de base, nada substitui o afeto no momento certo e o “Não” no momento próprio.

Uma educação coxa, sem rumo e incoerente não se salva no gabinete do diretor de turma…

A frase “professor, eu já não sei o que lhe hei de fazer”, consta nas memórias de muitos professores. São vários os casos de pais que até sucumbem à emoção quando falam abertamente das suas frustrações, desilusões e incapacidades em serem pais.

É por isso que há muito que defendo que a formação das nossas crianças e jovens deve passar também pela formação parental. Afinal, ninguém ensinou ninguém a ser pai e mãe…

Condeixa-a-Nova está de parabéns por ter visto mais além. Fica o seu exemplo.


Condeixa iniciou programa de educação parental para combater insucesso escolar

Condeixa-a-Nova deu início à primeira edição do Programa de Educação Parental, dirigido aos pais e encarregados de educação, com o objetivo de melhorar o sucesso escolar dos alunos do 1º ciclo de ensino básico.

Este programa, cuja primeira sessão decorreu no passado dia 21 de janeiro, integra a medida “Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar” da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), projeto co-financiado pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

O Programa de Educação Parental pretende ajudar a compreender as necessidades dos pais/encarregados de educação e dos seus filhos, a importância de assumir uma intervenção precoce nos fatores de risco e nos comportamentos inadequados e a importância de promover uma relação eficiente entre a escola e a família, de forma a potenciar o sucesso escolar da criança.

O público-alvo deste programa são os pais e encarregados de educação de crianças a frequentar o 1º ciclo de ensino básico, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade.

Nesta primeira fase, foram priorizados, em Condeixa, os pais e encarregados de educação das crianças a frequentar o 1º e 2º ano de escolaridades, nas Escolas Básicas nº 1 e Nº 3 de Condeixa.

Esta iniciativa é desenvolvida ao longo de 14 sessões, de duas horas cada, com frequência semanal e é dinamizado por dois técnicos com formação em educação parental, um representante da Câmara Municipal – Serviço de Ação Social e Saúde e um representante do Agrupamento de Escolas de Condeixa.

As sessões decorrem às segundas-feiras, das 18h30h às 20h30m, no Espaço Juvenil (antigas instalações do Jardim de Infância do Bairro do Ciclo) e contempla serviço de babysitting.

Fonte: Notícias de Coimbra

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here