Home Rubricas Flexibilidade Curricular: A Educação Em Saldo

Flexibilidade Curricular: A Educação Em Saldo

2437
1
Pura Utopia e Perda de Tempo
Não basta projetar no vazio
Não basta imaginar o que se entende por inovar
Não basta querer fazer diferente
Não basta alterar por alterar.
São necessários pre-pré-requisitos. Obviamente que qualquer indivíduo que viva o ensino, e entenda um mínimo de Educação, concluirá imediatamente que, sempre que se projeta algo, há que, a priori, após várias outras análises, aferir se estão reunidas as condições para a implementação do projeto ou na pior das hipóteses se será minimamente possível a criação dessas condições.
E no que refere à flexibilidade curricular, saltam à vista de qualquer interveniente minimamente atento duas variáveis que aniquilam pela raiz qualquer possibilidade nesta pretensa flexibilidade. O crescimento exponencial da burocracia sem quaisquer resultados para o objetivo, muito pelo contrário. Os professores transformaram-se em meros secretários administrativos e, pior que tudo, o facilitismo no ensino, que se já o era, agora tomou proporções escandalosas.Sou obviamente contra este modelo de flexibilidade e consciente da minha opção ao não acatar a diretiva, atuo em conformidade com a consciência que tenho referente ao que entendo por ensino e trabalho responsável e eficaz com os alunos.

Cá estarei como sempre estive, disponível para partilhar o meu entendimento e consequente posição, quer com órgãos de gestão, quer com os senhores inspetores. Certamente entenderão porque não funciona e porque não a aplico. Talvez aprendam algo que não apenas o comumente referido por politicamente correto. Estou certa que se sentirão agradecidos e deveras interessados nesta nova abordagem.

Partilho a opinião do Professor Santana Castilho, no decorrer do 2º Ciclo de “Conferências Liceu D’Antero”-  Flexibilidade Curricular.

https://www.youtube.com/watch?v=gO6JvsekZmg&feature=youtu.be

Florbela Mascarenhas

1 COMMENT

  1. O Acordo Ortográfico não nos obriga a escrever como a norma do BRASIL…
    Atenção: CO-MUM-MEN-TE
    CONSULTE-SE Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/comumente [consultado em 23-07-2019].
    co·mum·men·te
    (comum + -mente)
    advérbio
    1. De modo comum.
    2. Na linguagem comum (ex.: cloreto de sódio, comummente conhecido como sal de cozinha). = CORRENTEMENTE
    • Grafia no Brasil: comumente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here