Home Rubricas Falta Educação!

Falta Educação!

98
1

mePor motivos pessoais, e por ter sido “instigado” a visionar, resolvi assistir à gravação da Audição do Ministro da Educação pela 8.ª Comissão de Educação e Ciência (http://www.canal.parlamento.pt/?cid=1429&title=audicao-do-ministro-da-educacao), que teve lugar na Casa da Democracia na passada 3.ª feira.

A sessão durou 2h e 28 minutos, ocupou vários deputados, parte da equipa ministerial (Ministro e Secretária de Estado), diversos jornalistas, assessores, funcionários de diferentes categorias e outros profissionais.

O presidente da Comissão, deputado Alexandre Quintanilha, ameaçou suspender o acontecimento, pois alguns dos envolvidos falavam sem lhes ser dada a palavra, atropelando a comunicação, usando termos e frases menos dignas, não sabendo participar numa audiência que, pelo menos, deveria decorrer de forma elevada, apesar dos pontos de vista serem diferentes, e alguns até antagónicos. Por vezes teve de pedir silencia e calma aos intervenientes, como fazem os professores a alguns alunos.

Alguns discursos refletiram desconhecimento da instituição Escola, e do que lá se passa, não me revendo em certas ideias e expressões produzidas; por vezes, não parecia que o assunto tinha a ver com a Educação, mas com outro tema qualquer. Julgo mesmo que interesse era outro…

Nitidamente, e talvez seja assim nas outras comissões e nas audições respetivas, tratou-se de uma luta política (como a que assistimos nos plenários da Assembleia da República), sem relevância alguma para a Escola e para quem nela estuda e trabalha; a ideia foi só dizer mal das políticas do ministro (a oposição encarregou-se de desempenhar este papel) ou de enaltecer o seu trabalho (o partido do governo e as forças partidárias que o sustentam…), tentando aquele defender-se.

A Educação foi muito mal tratada num debate em que a mesma esteve ausente, tendo sido gastos para a realização desta audiência parlamentar, alguns milhares de euros que tanta falta fazem à Escola Pública.

Muita parra e pouca (nenhuma!) uva!

Filinto Lima

Professor/diretor

1 COMMENT

  1. Penso que esta audição do ministro era, à partida, uma iniciativa puramente política que nada tinha a ver com a realidade das escolas. Na realidade, o Expresso noticiou: “PSD força audição de ministro da Educação sobre demissão de secretário de Estado”. Isto é, penso eu, o motivo próximo da audição terá sido a trapalhada com o chefe de gabinete Nuno Félix, que é uma questão exclusivamente política e que, foi, de resto, a primeira pergunta do deputado do PSD. Contudo, por alguma razão que me escapa, o ministro teve 5 minutos para responder e nem sequer abordou o assunto.
    Em seguida interveio uma deputada do PS que falou de bugalhos.
    Depois seguiu-se uma provocação de um deputado do PS que foi respondida com outra provocação de um deputado do PSD.
    Finalmente voltou a falar o ministro e novamente ignorou as perguntas iniciais.
    Portanto, desinteressei-me do assunto.
    Mas tirei as minhas conclusões.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here