Início Editorial Faço Greve, Nem Que Seja Sozinho!

Faço Greve, Nem Que Seja Sozinho!

3125
2

Afinal parece que poucos sabem, ou talvez poucos queiram saber!

Está a decorrer, desde ontem, dia 11, até dia 22 de novembro, uma greve convocada pelo sindicato S.TO.P.!

As razões para a convocação são várias, pode ler aqui, mas as desculpas para não se fazer são ainda mais.

Não compreendo!

Nas redes sociais, mais conhecidas por muro das lamentações, leem-se lamentações diárias, nos corredores das escolas ouve-se queixas constantes, pelos horários, pelas reuniões, pela carga burocrática crescente, pela falta de Assistentes Operacionais, por falta de professores de apoio, por falta de meios, por tudo e mais alguma coisa, mas quando toca a fazer greve, os outros que a façam!

Não vou perder tempo a descrever as desculpas que se ouve para não se fazer  greve, vou explicar porque é que eu a faço!

Na minha escola não há problemas de violência, indisciplina e nem sequer há amianto no telhado! Mas há falta de AO, Psicólogos e outras coisas mais…

Mas faço greve por solidariedade para com os meus colegas que se encontram a lecionar em situações muitas vezes inimagináveis! Ontem por mim, que também já estive em escolas dessas, hoje por eles!

Faço greve porque o problema é nacional, o problema da violência escolar, o problema do amianto, o problema da dignificação da profissão de professor, entre tantos outros problemas que afetam a Escola Pública.

Faço greve para mostrar que a violência escolar não é residual.

Faço greve, mas desconfio que a farei ou solitariamente ou com a minoria! Com a probabilidade de a escola não fechar!

Respeito o direito individual de exercício, mas não compreendendo!

Gostava que não fosse assim! Não basta reclamar, há que agir!

Ficarei sem um dia do meu já pequeno vencimento, de contratado, mas dormirei de consciência tranquila, certo de que faço aquilo que digo e digo aquilo que faço!

Escrever sobre violência e indisciplina, apelidá-la de cancro e furar a greve convocada por causa dela, não estaria a ser honesto comigo!

Faço greve! Nem que seja sozinho!

Alberto Veronesi

P.S. Uma nota de profunda tristeza pelo jogo sujo dos demais sindicatos –O Boicote Sindical À Greve Do Sindicato S.TO.P

 

 

COMPARTILHE

2 COMENTÁRIOS

  1. Em vez de estarem a comentar e a questionar possíveis subidas de escalão, tipo futebol, golos marcados e sofridos, não deveriam estar a marcar jornadas de luta para que nos fosse reposto o que nos foi roubado?
    Quem não luta, e apenas espera pela migalha do dia 23, porque é melhor que nada, que vá para a estiva. Lá, ganham o mesmo e fazem greves. Talvez aprendam algo e sejam uns dignos construtores do saber. Que exemplo dais aos vossos alunos? O de subserviência?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here