Início Boas Práticas Uma excelente iniciativa | Plataforma Nacional de Boas Práticas Educativas (ANVPC)

Uma excelente iniciativa | Plataforma Nacional de Boas Práticas Educativas (ANVPC)

101
1

O ComRegras foi convidado para ser parceiro da Plataforma Nacional de Boas Práticas Educativas que irá arrancar em pleno no início do próximo ano letivo. Quem acompanha o ComRegras sabe que valorizo muito este tipo de iniciativas, pois considero fundamental a divulgação e partilha do bem que se faz na Escola Pública. Quer as Escolas “ComRegras”, quer o separador de Boas Práticas, quer a pluralidade desta casa, provam a minha identificação com o projeto.

Está de parabéns a Associação Nacional de Professores Contratados por esta iniciativa e que aceitei em fazer parte com todo o gosto. Espero que seja o início de algo positivo, pois o que mais precisamos na escola atual é de bons exemplos e de acreditar que é possível melhorar e aprendermos uns com os outros.

Eis finalmente uma lufada de ar fresco. Excelente! 😉


Plataforma Nacional de Boas Práticas Educativas

A ANVPC – Associação Nacional dos Professores Contratados, encontra-se, em conjunto com vários parceiros educativos, a desenvolver uma plataforma digital (online) para a divulgação e a disseminação de boas práticas educativas desenvolvidas em todo o território nacional. Esta plataforma, que será apresentada publicamente já no arranque do próximo ano letivo, irá recolher, no período de maio a agosto de 2017, junto dos mais variados interlocutores, exemplos de práticas de referência, no campo da Educação, que se desenvolvem por todo o país.

Destaca-se, nessa medida, como objetivo geral deste projeto, a divulgação e disseminação de boas práticas levadas a cabo pelos mais variados intervenientes no processo educativo – alunos, professores e outros profissionais de educação, diretores, pais e encarregados de educação, autarquias e outras organizações (com e sem fins lucrativos) que desenvolvem um papel determinante no sistema educativo. São ainda alguns dos seus objetivos específicos: 1) Criar comunidades de partilha e de aprendizagem; 2) Reconhecer, dignificar, valorizar e prestigiar o papel de cada ator educativo; 3) Construir uma cultura de excelência e um clima positivo no sistema educativo português; 4) Aumentar a qualidade do sistema educativo; 5) Estimular o intercâmbio de ideias e de experiências inovadoras; 6) Promover o estabelecimento de parcerias e a quebra de forças de bloqueio à inovação educativa; 7) Promover uma aproximação das práticas educativas aos desígnios presentes e futuros da Educação nacional.

A equipa envolvida neste projeto espera poder disponibilizar, a médio prazo, um acervo de dados de acesso público e gratuito, que promova a necessária visibilidade das excelentes práticas que se desenvolvem por todo o país, em todas as tipologias de escolas e de organizações com pendor educacional.

Contamos com o apoio de todos na construção deste projeto de interesse comum!

Nota: Qualquer questão adicional poderá ser colocada através do seguinte endereço de e-mail: [email protected]

A direção da ANVPC

COMPARTILHE

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here