Home Notícias O Exame de Matemática do 9º ano não tem erro nenhum

O Exame de Matemática do 9º ano não tem erro nenhum

648
0

Acalme-se o povo que o suposto erro está num critério de correção e que por esta altura já deve ter sido corrigido. A “examocracia” tem destas coisas, leva a comunicação social a alguns estados de histerismo…

Correcção do exame de Matemática do 9.º ano tem um erro, denuncia professores

(Clara Viana – Público)

Trata-se da segunda hipótese de resposta que o Iave apresenta para o item 14 e à qual atribui 75% de cotação. Nesta questão pede-se ao aluno que factorize [escreva sob a forma de um produto] um determinado polinómio. “A resposta é de um passo, não existem passos intermédios. Os critérios de correcção dão 4 pontos à resposta correcta e 3 pontos a uma resposta errada que corresponde a retirar os parêntesis, o que invalida toda a expressão”, especifica o presidente da SPM, Jorge Buescu, que classifica esta situação como “inaceitável”.

IAVE diz que “nada existe de errado” na classificação da prova de Matemática

(LUSA via DN)

“A resposta referida pela SPM como ‘integralmente errada’ evidencia essa identificação, embora esteja escrita de modo formalmente incorreto, por omissão dos parêntesis. Como tal, e de acordo com os critérios gerais relativos a respostas restritas, onde se indica que a apresentação de expressões incorretas do ponto de vista formal está sujeita à desvalorização de um ponto, foi esta a desvalorização aplicada”, indica o IAVE.

De acordo com o Instituto, no parecer retificado da SPM esta sociedade não atendeu à valorização dos desempenhos não totalmente corretos dos alunos, que se aproximam do objetivo de avaliação do item e, por isso, beneficiam de uma pontuação parcial.

“Também descurou uma leitura atenta dos critérios gerais de classificação, indispensável para compreender os princípios subjacentes à valorização dos desempenhos dos alunos não totalmente corretos”, é referido.

Por isso, o IAVE, salienta “que nada de errado existe na opção presente nos critérios de classificação do item 14, estando os mesmos em conformidade com o previsto para o este tipo de itens”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here