Home Notícias Estudo Internacional Aponta Dificuldades Digitais Dos Professores Como Um Dos Obstáculos Ao...

Estudo Internacional Aponta Dificuldades Digitais Dos Professores Como Um Dos Obstáculos Ao Ensino À Distância

283
1

Poucas competências técnicas e digitais dos professores, falta de coordenação entre os docentes e escolas com poucos equipamentos digitais afetaram o ensino à distância em tempo de pandemia. A conclusão é de um estudo da Aonia Nueva Educación, consultora sediada em Espanha, que analisou as soluções adotadas por 375 responsáveis da Educação de 16 países (Portugal, Espanha e Itália, na Europa, e 13 na América Latina).

De acordo com o trabalho (que vai ser apresentado na Virtual Educa, conferência online que se realiza de terça a quinta-feira, com a participação de 300 mil professores de todo o Mundo e que conta como formação para os docentes do Básico e Secundário), a falta de conhecimentos tecnológicos dos professores conduziu a uma sobrecarga de horas de trabalho e de tarefas que afetou tanto docentes como alunos.

“A carência de competências digitais por parte dos professores e a falta de conhecimento técnico está a limitar o sistema de ensino de muitos países a sucessivas videoconferências e ao envio e receção de documentos”, afirma David Vidal, coordenador da investigação.

“A maioria dos professores não estava preparada. Em muitos casos, as instituições de ensino desconheciam o nível de competência digital dos docentes e não foram capazes de dar suporte e atender às necessidades de cada professor”.

Fonte: CM

1 COMMENT

  1. Claro, está. A culpa é do professor! O professor é o alvo a abater. Já estava a estranhar a demora no ataque aos professores.
    A culpa é do professor, claro. Aquele que montou o ensino a distância durante a pandemia às SUAS custas, com a SUA internet privada, com o SEU computador privado, com a SUA electricidade privada, com a SUA água privada, com o SEU papel higiénico privado e … a conversa já chegou onde tinha de chegar.
    Cambada de ingratos, mal agradecidos. Se não fossem os professores e sua carolice não tinha havido ensino a distância, não percebem? Sim, porque o ministério fez ZERO!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here