Home Notícias Estudo | 20 Crianças Numa Creche Têm Contacto Com 800 Pessoas Em...

Estudo | 20 Crianças Numa Creche Têm Contacto Com 800 Pessoas Em Dois Dias

121
0

Um estudo da Universidade de Granada, em Espanha, mostrou que um grupo de cerca de 20 crianças numa creche, entra em contacto com mais de 800 pessoas em dois dias, alertando para que seja aplicado um maior «rigor» no regresso à normalidade, de acordo com o ‘El Mundo’.

Uma equipa de investigadores comparou as previsões do governo espanhol e das comunidades autónomas para o regresso às aulas, com todos os requisitos técnicos e alertou para sérios problemas de planeamento. O principal problema apontando é que as autoridades não têm planos detalhados, nem soluções alternativas, para evitar obstáculos como aquele que o estudo descobriu.

O estudo analisou o número de contactos sem máscaras e sem distância previstas na pré-primária e nos primeiros quatro anos da escola primária, segundo dados do Ministério da Educação espanhol.

O professor de Organização de Empresas e coordenador da pesquisa, Alberto Aragón, sublinhou que cada criança e respectivos educadores têm a sua família e contactos, pelo que não pode ser garantida a «bolha» de isolamento necessária.

O estudo teve em consideração uma média de famílias com dois adultos e pelo menos um menor de idade, para que cada uma das 20 crianças tivesse uma exposição a um grupo de 74 pessoas no primeiro dia de aula.

«Se, para além disso, os menores da mesma família estivessem em turmas diferentes, esses relacionamentos seriam adicionados ao conjunto, atingindo um total de 808 pessoas no segundo dia de aulas», acrescentou Aragon, que disse que em salas com um total de 25 alunos, o número sobe para 1.228 contactos.

Os autores do estudo consideraram que qualquer plano, «numa situação de incerteza como a actual deve considerar vários cenários possíveis e em cada um deles devem ser definidos os recursos que estarão disponíveis».

«Um sistema aberto com bolhas de coabitação como aquele proposto pelo governo (espanhol) só pode ter eficácia limitada no controlo do risco de contágio, mas é especialmente ineficaz quando o número de crianças em idade escolar é tão alto», acrescentaram.

Fonte: ExecutivDigest

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here