Home Notícias De que estão à espera para bloquearem a “Baleia Azul”?

De que estão à espera para bloquearem a “Baleia Azul”?

1558
0

Se existe forma para o fazer, já que o dono da plataforma ainda não o fez… de que estão à espera para o fazer? É um ato de prevenção e que pode salvar vidas.

Manuela Eanes quer convencer PGR a bloquear Baleia Azul

(Jornal I)

A Presidente honorária do Instituto de Apoio à Criança, Manuela Ramalho Eanes, está a tentar sensibilizar a procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, a bloquear os links de acesso ao jogo da “Baleia Azul”.

“Não podemos esperar que um menor se automutile ou se suicide e não fazermos nada para o evitar. O perigo está iminente” disse Manuela Eanes ao Diário de Notícias.

A procuradora “é uma a pessoa muito sensível e vai perceber como é inaceitável que se esteja à espera para agir. Temos uma unidade de cibercrime que funciona muito bem na PGR, mas os links têm de ser bloqueados por ordem do Ministério Público, porque estão em causa vidas humanas e há que prevenir”, realçou.

E em resposta à pergunta do Público

Será que as notícias estão a contribuir para o problema Baleia Azul?

A resposta é um redondo SIM!!!!

A comunicação social, no frenesim de dar notícias e angariar audiências, não filtra e ignora os perigos da imitação tão comuns nos mais novos. De repente toda a gente fala na Baleia Azul e começaram a surgir casos, suspeitas de casos e até falsos casos.

Também o psiquiatra Álvaro Carvalho, coordenador do Programa Nacional de Saúde Mental, considera que as notícias sobre o jogo Baleia Azul têm de ser enquadradas, embora considere que fenómenos como o deste jogo não são equiparáveis, em termos de contágio, aos do suicídio. “É preciso alertar a opinião pública, esclarecer, lançar o debate e esse é um papel que também cabe aos media”, acrescenta.

Deixo-vos com as orientações que recebi da minha escola, provenientes do Gabinete de Segurança Escolar.

Exm.º(ª) Sr.(ª) Diretor/a

Boa tarde,

Na sequência do que tem vindo a ser noticia, nos diversos órgãos de comunicação social, sobre o jogo designado de “Baleia Azul” com links a circular por sms e whatsapp entre outros, junto dos mais jovens, em idade escolar, encarrega-me a senhora diretora dos serviços de segurança escolar, através do gabinete de segurança escolar da DSRAlentejo, de levar ao conhecimento de V. Ex.ª os conselhos veiculados pela Policia de Segurança Pública – PSP, sobre a matéria referida.

Neste sentido, o gabinete de segurança da DSR Alentejo solicita a todos os intervenientes na comunidade escolar que diligenciem junto dos pais/encarregados de educação esta informação e ao tomarem conhecimento de tal situação accionem de imediato os alertas junto da PSP/Escola Segura.

De forma sucinta, o jogo consiste na superação de cerca de 50 desafios, entre eles a automutilação sendo o desafio final o suicídio do participante/jogador.

Nessa medida, a PSP aconselha:

– Aconselha-se os pais a manterem-se informados relativamente ao jogo e a alertar as crianças e jovens para as suas implicações;

– Deve existir uma maior supervisão e monitorização das atividades dos filhos na internet e das redes sociais;

– Importa ainda que os pais alertem as crianças sobre os riscos de adicionar desconhecidos e recomendem que apenas a família, amigos e pessoas da escola façam parte da lista de amizades nas redes sociais;

– A PSP recomenda ainda o bom uso dos meios digitais e informa que não há necessidade de proibir o acesso aos mesmos; 

– Ressalva-se que o mais importante é incentivar o diálogo e o debate no seio familiar sobre os assuntos relacionados com a segurança, perigos e privacidade na internet de forma a promover um maior conhecimento por parte das crianças e jovens;

– Sempre que os pais suspeitem que as crianças ou jovens estejam a ser alvo de violência psicológica ou intimidação devem dirigir-se à Esquadra da PSP mais próxima e efetuar uma denúncia relatando todos os factos.

Com os melhores cumprimentos.

José Miguel Rosa – Técnico Superior

Gabinete de Segurança Escolar

DGEstE-DSRA

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here