Home Escola Estado de (des)graça

Estado de (des)graça

286
3
Alexandra Leitão_
Imagem: http://www.portugal.gov.pt/pt/ministerios/medu/equipa/secretario-estado/alexandra-leitao.aspx

Há muito tempo (e será que alguma vez houve?) que eu não via uma concordância tão grande com um Ministério de Educação. A escola pública uniu-se e desta vez não foi contra o visado do costume. Até quando?

Muito se deve ao atual ministro, mas principalmente aos seus secretários de estado que têm opinado com elevada qualidade, algo atípico em secretrários de estado no que à educação diz respeito. Alexandra Leitão, tem brilhado a olhos vistos nesta luta de interesses com os contratos de associação e a sua coragem é de louvar. E não é apenas pelos argumentos, a sua capacidade retórica transmite para o comum dos mortais uma genuinidade e certeza que nem todos os políticos são capazes de transmitir, veja-se o caso da sua “adversária” de debate Nilza de Sena, que falou mas falou pouco…

A sua preparação jurídica é claramente uma mais valia nesta matéria, e as escolas visadas até podem ameaçar que vão para tribunal, mas lei é lei, e os argumentos utilizados e que não foram refutados com a devida eficácia, não devem deixar descansados os respetivos docentes e não docentes.

Quanto às escolas que vão ser penalizadas, talvez seria altura de utilizar a sua enorme capacidade organizativa na obtenção de financiamento próprio. O sentimento de revolta, principalmente nos casos onde o Estado chegou depois, até pode ser compreensível, mas todos sabiam que assim seria, bastava que o Estado cumprisse com a sua obrigação constitucional e não optasse pela política dos direitos “adquiridos”.

As represálias não se fizeram sentir e a notícia da revista sábado Ex-professor do Ministro da Educação acusa-o de burla com bolsas de estudo e que foi prontamente desmentida pela tutela, auguram um jogo de bastidores muito aceso. É que ainda está por definir o tamanho da eventual boia de salvação pela via pré-escolar, em Defesa da Escola Ponto. E a ver vamos se discursos passados não farão tremer o crivo presidencial…

Podem ver aqui um excerto da intervenção da secretária de estado no debate Prós e Contras.

E mais algumas notícias e artigos que saíram hoje

Alexandra Leitão: “Dar manuais gratuitos a todo o 1.º ciclo custa 12 milhões. Estamos a falar em poupar o dobro disso”

Os contratos de associação, o Presidente, o Cardeal e, já agora, o Papa

Movimento pede aos pais que continuem a inscrever filhos nos colégios

Por que é que o Estado precisa dos privados na Educação?

PSD acusa Governo de recuar a 1982 na educação

Educação e liberdade

 

3 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here