Home Notícias Escolas Estão A Cortar Aulas De História

Escolas Estão A Cortar Aulas De História

2368
6

Maioria dos estabelecimentos do ensino básico e secundário eliminou uma aula por semana para incluir disciplina de “Cidadania e Desenvolvimento”, agora obrigatória, denunciam professores.

São “muito raras” as escolas que não cortaram no número de horas letivas atribuídas à disciplina de História, tanto no 2º e 3º ciclos do básico, como no 10º ano. O panorama é “desolador”, resume Miguel Monteiro de Barros, presidente da Associação de Professores de História (APH).

A flexibilidade curricular aprovada pelo Governo e generalizada este ano letivo a todas as escolas permite que cada agrupamento possa gerir até 25% do horário, aumentando ou diminuindo os tempos letivos das disciplinas a partir das cargas horárias de referência definidas pelo Ministério da Educação. Com esta autonomia, a disciplina de História saiu sacrificada.

“Na generalidade verifica-se uma redução de 45 ou de 50 minutos por semana em cada um dos ciclos de ensino, incluindo no secundário. Casos há em que a redução é ainda maior”, descreve ao Expresso Miguel Monteiro de Barros, a partir de um inquérito enviado aos professores de História, a quem a APH pediu para relatarem o que tinha acontecido nas respetivas escolas.

E História não é a única disciplina afetada.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI (o restante conteúdo está apenas disponível para assinantes do jornal Expresso.)

6 COMMENTS

  1. No meu Agrupamento, Braga, que também se professa a nova religião da “Flexibilidade… ” As mártires são o Português e Matemática (2 ciclo ).
    Quo vadis Escola pública?

  2. Tendo em conta que fui dos melhores alunos a história…questiono onde colocaram EVT….pois irá acontecer o mesmo a História que levou com a Geografia e agora puf….
    A quem faz os post gostava de saber qual a real acção…

  3. Sou docente de História na escola Sec. Diogo de Macedo, olival – Vila Nova de Gaia, e estou bastante preocupada porque no 8º ano com 50+50 horas por semana, com o mesmo programa , estou com aulas contadas para o poder leccionar na íntegra, até porque os alunos vão ser submetidos a uma prova de aferição e tem que ter o programa todo dado.

    Eliminar a História e as Ciências Humanas é um verdadeiro ultraje, uma vergonha.

  4. Colega, não deve gerir o programa à pressa de modo a cumpri-lo. Pois só assim se perceberá o impacto desta medida. O cumprimento do programa ‘a qualquer custo’ dá razão ao ministério.

  5. Os cortes brutais em algumas disciplinas estão a ser feitos desde o início do milénio. Umas vezes para reforçar as disciplinas com exame e desde setembro para animar mais esta festa da flexibilidade.

  6. A disciplina de Cidadania seria dispensável, se os conteúdos de História, Geografia, Filosofia, Literatura e Português fossem devidamente valorizados (e não considerados inúteis). Os temas da Cidadania são transversais aos temas destas disciplinas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here