Home Escola Escolas defendem realização de testes aos alunos com autorização dos pais

Escolas defendem realização de testes aos alunos com autorização dos pais

82
0

Os diretores das escolas consideram que os pais deveriam autorizar, por escrito, os alunos a realizar um teste de diagnóstico à Covid-19. A medida foi sugerida por Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores, Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), em declarações ao ‘Jornal de Notícias’ (JN).

Foi ontem publicado o decreto que renova o novo estado de emergência, que entrou em vigor esta sexta-feira e termina a 30 de janeiro, sem qualquer referência a uma campanha de testes na comunidade escolar, apesar de esta medida já ter sido avançada por António Costa.

Contudo, para já, a medida ainda se encontra a ser «articulada» entre os ministérios da Educação e da Saúde, razão pela qual ainda não há orientações neste sentido, o que leva Filinto Lima a pedir urgência na resposta, de modo a clarificar «a real situação que se vive nas escolas».

Para o responsável, citado pelo jornal, os pais devem ter conhecimento prévio e autorizar por escrito a testagem dos educandos. «Os encarregados de educação terão a última palavra tal como em relação às vacinas», adiantou.

«Parece que estão a brincar», referiu sublinhando que já desde de novembro se prevê a testagem nas escolas e até agora nada aconteceu. «Ontem foi ressuscitado um anúncio que se tinha evaporado, espero que não haja uma segunda morte», disse ao ‘JN’ sublinhando que a medida podia arrancar nas escolas dos concelhos com taxas de maior incidência de contágio.

Por sua vez, para Manuel Pereira, presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), é «urgente» testar «todos os professores e assistentes operacionais», que correm um maior risco pela faixa etária. «Nos rastreios feitos por autarquias foram sinalizados casos positivos assintomáticos que podiam estar a contaminar», adiantou ao ‘JN’.

Fonte: ExecutivDigest

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here