Home Escola Escola quer dar mais dias de férias a… não fumadores.

Escola quer dar mais dias de férias a… não fumadores.

125
2

fumarNão fumo, não bebo, mas não sou santo 😉 Nunca imaginei que os meus bons hábitos pudessem contribuir para mais alguns dias de férias.  Descansem, vou continuar a imaginar…

No entanto, se fosse professor de uma escola lá para os lados da Suiça as coisas seriam diferentes. Pelos vistos a Diretora dessa escola quer dar um bónus a quem não fuma, argumentando que os bons exemplos devem vir de cima e que é importante incentivar a ter hábitos saudáveis. Segundo a notícia, os fumadores são menos produtivos devido às 4 pausas diárias para “matar” o vício.

Talvez esta medida devesse incluir o sedentarismo e a alimentação saudável. Já estou a imaginar a entregar evidências das medidas abdominais para ter direito às ditas. Perdeu 10 cm, 5 dias de férias, perdeu 5 cm, 2 dias de férias.

Agora mais a sério. Acho a medida um pouco ridícula porque as férias de cada um devem depender do desempenho profissional e não por hábitos ou vícios de cariz pessoal. Em Portugal, vários estudos apontam para uma elevada taxa de fumadores e consumidores de bebidas alcoólicas enquanto menores de idade. É sem dúvida um cancro social e que carece de uma vigilância mais apertada por parte dos estabelecimentos comerciais, fiscais e dos próprios pais. E se o principio da notícia aponta o exemplo como o caminho, a verdade é que o dia a dia é fértil em maus exemplos quer em casa, quer na escola.

Escola suíça quer dar mais dias de férias a não fumadores

(Elsa Rodrigues)

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here