Home Escola Entrevista do Presidente da ANDAEP Filinto Lima ao Expresso.

Entrevista do Presidente da ANDAEP Filinto Lima ao Expresso.

325
0

Filinto Lima

Comentário:

A frase que é realçada pelo Expresso vai ao encontro da maioria dos intervenientes educativos, a necessidade de um pacto a médio longo prazo na educação é cada vez mais necessário e urgente. Ao longo da entrevista nota-se uma certa prudência de Filinto Lima sobre os primeiros 40 dias de Tiago Rodrigues, considerando a questão dos exames e aferição como meramente ideológica. A sua posição sobre a colocação de professores já é conhecida e da qual não discordo, mas já referi no passado que tal é impossível tendo em conta o clima de suspeição existente e digamos com verdade que é inteiramente justificável.

No final, uma referência importante à necessidade urgente de fazer um “simplex” na educação. Faz-me lembrar o filme que vi no sábado “sozinho em Marte”, em que para aumentar a velocidade do “bote” salva-vidas, este foi despido de toda a bagagem extra, tornando-o leve muito leve. O sistema educativo também precisa de ser salvo das suas amarras legislativas e ideológicas. Este arrasta as correntes dos decretos e dos papeis, muitos e muitos papeis. A educação está pesada, burocrática e afasta os docentes da sua principal vocação – ensinar.

Se o atual Ministro conseguir desburocratizar a escola, deixará uma marca indelével que permanecerá visível durante décadas. E se me permite Sr. Ministro, comece pelo Estatuto do Aluno, é que tem lá cada pérola que só lida e relida…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here