Home Escola Em vez da bicicleta recomendo uns patins…

Em vez da bicicleta recomendo uns patins…

325
0

patinsLi a notícia e não consegui evitar um sorriso sarcástico…

Façamos um breve exercício de constatação e memória:

Foi o atual ministro da educação que aboliu a contabilização da disciplina de Educação Física para as médias dos alunos no ensino secundário. Uma decisão tomada sem qualquer justificação, até porque na disciplina de Educação Física a maioria dos alunos obtém bons resultados. Lembremos que não se trata de uma disciplina facultativa e os alunos no secundário até têm uma carga letiva de 4 tempos semanais. Se estão tão preocupados com o absentismo e a obesidade, então não bate a bota com a perdigota… Lembro também que a disciplina de Educação Física ao contrário das outras áreas curriculares, as ditas nucleares, não “usufrui” das metas e dos exames. Nuno Crato em tempos chegou a referir que todas as disciplinas, teriam exames, mas pelos vistos para Nuno Crato a Educação Física não é uma disciplina…

Aliás, foi patente o desprezo dado às áreas curriculares práticas, nestes 4 anos o mundo girou à volta das disciplinas de Português, Matemática e um pouco de Inglês, o resto foi paisagem…

Na notícia falam em incutir atividades nos recreios. Não está certamente a referir-se aos intervalos do 2º, 3º ciclo e secundário, intervalos de 10 minutos que só dá para ir fazer um “xixi”, mudar de sala e pouco mais…

Na notícia refere também a ideia peregrina dos alunos deslocarem-se para as escolas de bicicleta,  tendo como objetivo compensar o muito tempo que estes passam sentados nas aulas. Talvez se pensassem na carga letiva que os alunos têm, superior a 900 horas anuais e claramente superior às 500 horas do “exemplo” finlandês, seria bem mais produtivo.

E condições para os alunos realizarem esses percursos? Portugal não é conhecido por ser bicycle friendly e não me parece que alunos que apanham o autocarro às 7 da manhã passem a utilizar a bicicleta para fazer 20/30 km por viagem.

Se calhar esta medida vem renascer a estratégia de Valentim Loureiro, a de oferecer micro-ondas e frigoríficos. Oferecer uma “bicla” e um capacete, até pode conquistar alguns votos, porém se me permitem o conselho, eu recomendaria uns patins e a tutela deveria dar o exemplo. E há muito que esse exemplo é pedido e desejado…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here