Home Notícias Em Oeiras Quem Entrar Nas Escolas Vai Ser Desinfetado

Em Oeiras Quem Entrar Nas Escolas Vai Ser Desinfetado

4079
0

Isto é muito à frente! 😉

Já estou mesmo a ver elementos estranhos às escolas a quererem ir perguntar coisas à secretaria só para passar pela máquina…

E o vírus não está dentro do corpo???


Covid-19: há escolas do concelho de Oeiras que vão ter uma cabine de desinfeção

A Cabine High Tech tem andado pelo concelho a mostrar às pessoas uma forma simples e rápida de fazer a desinfeção do corpo, cabelo e roupa. Também já explicámos como é que este aparelho consegue higienizar as pessoas e os seus pertences em poucos segundos. Agora, chega a notícia de que algumas escolas de Oeiras vão ter estas cabines para ajudar no combate contra a pandemia Covid-19.

O presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Alto de Algés, Pedro Tinoco, 43 anos, tem três filhos que estudam no Agrupamento de Escolas de Miraflores. E revelou à New in Oeiras como é que surgiu este plano de colocar as cabines nos estabelecimentos de ensino.

“A ideia surgiu no seguimento do plano de abertura das Escolas e ATLs. Vivemos um contexto complicadíssimo. Se por um lado, todos queremos regressar à normalidade, por outro os condicionalismos são enormes. Como deve imaginar, tem havido muitas conversas entre os pais e têm sido procuradas muitas possíveis soluções. Esta é apenas mais uma. Foi em conversa entre sócios, pais e membros da Associação de Pais da Escola do Alto de Algés que tivemos pela primeira vez esta ideia”, começa por contar.

Quando esta associação assistiu à desinfeção das escolas, os seus membros perceberam que estas medidas não são suficientes.

“Foi nesta altura, que começámos a pensar seriamente que as medidas já previstas, como tirar temperatura, usar máscaras, o distanciamento social, desinfetar as mãos e desinfetar superfícies, não impedem, por exemplo, que alguém contamine os espaços comuns com o vestuário e com o calçado. A partir deste ponto, foi natural passar a considerar a aquisição de uma cabine do género, para certificar que pais, crianças, professores e funcionários se desinfetavam antes de entrar na escola”, explica Pedro Tinoco.

Por isso, a Associação de Pais quer colocar três Cabines High Tech no agrupamento. As duas primeiras são para a entrada da Escola Básica do Alto de Algés e da secundária de Miraflores. Caso consigam financiamento para uma terceira, esta será colocada na escola básica de Miraflores.

Higieniza tudo em apenas alguns segundos.

Ainda que os pais não estejam completamente tranquilos, esta é mais uma forma de reforçar a limpeza e higienização. “Tudo ajuda, e havendo mais uma ferramenta no mercado, enquanto pai seria uma frustração não a conseguir disponibilizar para ser eficazmente utilizada em seio da comunidade escolar e para ser utilizado por todas as nossas crianças e procurar garantir uma melhor protecção”, confessa o presidente da Associação de Pais.

Houve sessões de esclarecimento com todos os pais, pois é um equipamento recente e havia muitas incertezas no ar. “A ETISAN usa uma solução única, com um produto ativo à base de Iodo. Desde o início, foi a única empresa que disponibilizou assessoria médica para tirar as nossas dúvidas”, explica à New in Oeiras

Embora não tenha revelado o investimento necessário para a aquisição das Cabines High Tech, Pedro Tinoco, confirmou que houve muitos apoios de empresas, entidades locais e nacionais para se poderem comprar dois equipamentos. Agora, querem reunir mais vontade e ajudas para comprar uma terceira cabine.

“Já fechámos a aquisição de duas cabines para serem disponibilizadas e utilizadas pelas cerca de 550 crianças da Escola Básica e Jardim de Infância do Alto de Algés com idades entre os 3 e os 8 anos e outra com destino aos jovens que frequentam a Escola Secundária de Miraflores”, conta.

A Associação de Pais espera ter uma cabine disponível na escola do alto de Algés ainda para ser utilizada durante o período de férias. O segundo equipamento deve ser instalado na secundária de Miraflores aquando os professores e funcionários estiverem a preparar o início do ano lectivo. Se conseguirem os fundos necessários para a terceira Cabine High Tech, esta será colocada na Escola Básica de Miraflores logo no início do ano lectivo.

Fonte: newinoeiras

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here