Home Escola Eis o motivo pelo qual os professores deixaram de acreditar em reformas...

Eis o motivo pelo qual os professores deixaram de acreditar em reformas escolares.

481
1

Houve 40 reformas curriculares nos últimos dez anos

(Jornal I – Ana Petronilho)

Cada vez mais me convenço que só vamos ter paz nas escolas e nas “guerrinhas” que envolvem a Educação, no dia que existir um pacto com a duração mínima de 10/15 anos. Os professores deixaram de acreditar nas reformas dos nossos políticos e mais grave ainda, muitos deixaram de acreditar no papel dos seus representantes. Cada governo que chega pretende deixar a sua marca, e a Educação é uma das pastas preferidas, fruto de várias paixões mais ou menos assumidas…

Não é a primeira vez que as sucessivas reformas no ensino português são questionadas. Tanto o Conselho de Escolas como as associações de diretores reclamam há anos um pacto alargado para a Educação entre os partidos do arco da governação, de forma a que algumas mudanças se mantenham em vigor além do prazo de uma legislatura.

Enquanto aguardamos pela operacionalidade das eventuais alterações que se afiguram, determinantes para juízos de valor palpáveis sobre o que até agora foi dito. Os professores vão desabafando nas salas de professores, que mais uma vez vão ser peões de algo muito acima deles. E a verdade é mesmo essa, não passamos de meros peões caros colegas…

Se não pensam em nós professores, ao menos pensem nos alunos…

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here