Home Escola Eis as novas Aprendizagens Essenciais

Eis as novas Aprendizagens Essenciais

30145
2

O Ministério de Educação já disponibilizou as novas aprendizagens essenciais que vão substituir a curto e médio prazo as metas curriculares. Estamos por isso numa fase onde os documentos são vários e podem gerar alguma confusão: perfil do aluno, currículos, metas curriculares e aprendizagens essenciais.

Lembro que estas aprendizagens são apenas obrigatórias para as escolas que aderiram ao projeto de autonomia e flexibilidade curricular. Mas será mesmo assim?

Apesar do Ministério de Educação referir que as aprendizagens essenciais são o denominador comum e que os conteúdos a lecionar não se devem restringir a essas aprendizagens, acrescenta isto:

AE e Avaliação Externa das Aprendizagens

A avaliação externa das aprendizagens tem como referencial base as AE. As provas e exames realizados no âmbito da avaliação externa devem ainda contemplar a avaliação da capacidade de mobilização e de integração dos saberes disciplinares, com especial enfoque nas áreas das competências inscritas no PA.

Ou seja, convém às escolas, mesmo aquelas que não aderiram ao projeto de autonomia e flexibilização curricular, olharem para estas aprendizagens com olhos de ver. É que daqui a 2 anos, quando surgirem os primeiros exames desta nova vaga (11º ano e provas de aferição de 2° e 8°ano), de certeza que não haverá exames/provas para as escolas que aderiam à PAFC e para as que não aderiram

Fica o link para as ditas (as disciplinas que ainda não colocaram estão apenas atrasadas)

Currículo do ensino básico e do ensino secundário – para a construção de aprendizagens essenciais baseadas no Perfil dos Alunos
Cidadania e Desenvolvimento
AE | 1.º ciclo do ensino básico geral
AE | 2.º ciclo do ensino básico geral
AE | 3.º ciclo do ensino básico geral
AE | Ensino Secundário – Cursos Científico-Humanísticos

Fonte: DGE – Aprendizagens Essenciais

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here