Home Escola Eis as escolas que integram o Projeto de Autonomia e Flexibilidade...

Eis as escolas que integram o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular

4393
0

Já são conhecidas as escolas que aderiram ao Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. O objetivo assumido pelo Ministério de Educação era de atingir as 50 escolas, afinal foram 236 (171 escolas públicas, 61 privadas e quatro escolas portuguesas no estrangeiro.)

O número é significativo e na minha opinião revela uma certa saturação das escolas para com o modelo vigente, mais do que acreditar num novo mundo lindo e cor-de-rosa. A esperança numa maior liberdade de ensino, num trabalho colaborativo efetivo, com mais tempo para a aprendizagem e diferentes formas de avaliação, num ensino mais ajustado aos desafios do século XXI, podem ter incentivado uma adesão tão expressiva.

No entanto, só mesmo a prática poderá dizer se este “filho” do secretário de Estado João Costa, terá pernas para andar. A burocracia, a falta de estabilidade política, a falta de horas para os professores trabalharem em projeto, os “tiques” de eduquês, o facilitismo, são criticas feitas e repetidas e que não devem ser ignoradas. 

Mas serão as escolas que vão aplicar este projeto que vão inevitavelmente decidir o sucesso ou seu insucesso, serão elas que vão complicar/dificultar ou simplificar/facilitar o que se pretende. Provavelmente para o ano vamos assistir a uma massificação desta fase de teste, por isso convém estar atento ao que se vai passar e fazer os devidos ajustes.

Lembro que cada escola pode decidir quais as turmas e quais os anos (desde que do ínicio de ciclo) que vão aderir ao Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.

Ficam as ditas.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?
Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [378.39 KB]

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here