Home Família Eis as 9 características dos pais que levam os seus filhos ao...

Eis as 9 características dos pais que levam os seus filhos ao sucesso.

505
2

Existem estudos para tudo, alguns devem ser levados mais a sério, outros nem tanto, até pelo tamanho da amostragem… A revista Visão publicou o resultado de vários estudos internacionais que concluem 9 características comuns entre os pais que foram bem sucedidos.

As 9 características que todos os pais de miúdos com sucesso têm em comum

caracteristicasColocar os miúdos a fazer tarefas

Acho muito bem, a “preguicite aguda” é um vírus que depois de absorvido dificilmente sai do corpo e eu que até sou das “cambalhotas” tenho verificado uma aumento significativo do síndrome “ó professor deixe-me estar aqui sentado(a) sem fazer nada…”

Manter as expectativas altas

Sim, sim e sim! Mas cuidado, como já escrevi no artigo “Mãe, tirei um 18 no teste de Matemática”. Resposta “Não fizeste mais do que a tua obrigação…, se apertarmos demasiado vamos assistir ao burnout estudantil, sim, também existe… quantos alunos do ensino básico já não assisti a “passarem-se da cabeça” pois os pais obrigavam a ter tudo 5, ou por não entrarem no quadro de mérito. Exigir sim, mas com noção das capacidades/limitações dos filhos/alunos.

Ensinar-lhes capacidades sociais

PlayStation, telemóvel, tablet, televisão, os miúdos hoje são vegetais sociais, que preferem um ecrã ao convívio com os seus pares. A socialização permite um relacionamento mais eficaz que nos dias que correm é fundamental para atingir o sucesso pessoal e profissional.

Ter relações saudáveis com os filhos e parceiros

Independentemente das características do agregado familiar, viver num ambiente harmonioso, calmo, com amor, é essencial para um equilíbrio emocional das crianças e jovens. Pais separados, famílias monoparentais, também elas podem ser boas famílias e até melhores que muitos casais que passam o tempo a discutir. Uma boa retaguarda permite aos filhos/alunos focarem-se no seu “trabalho” – a escola.

Ter um nível educacional elevado

Os pais são os modelos dos filhos e os pais desejam o melhor para os seus filhos. Quem fez a escola toda, em situações normais, sabe bem as portas que se abriram e por causa disso tem tendência a exigir aos seus filhos que sigam o seu caminho. Tal como os filhos ao verem o sucesso dos pais, assimilam rapidamente que completar os estudos facilita um futuro mais risonho. Eis a tão falada valorização da escola…

Ser pais menos stressados

Quem já não disse, “olha, até parece a minha mãe a falar”. Se aos nossos pais saltar-lhes rapidamente a “tampa”, vamos assimilar esse comportamento como algo normal, algo dentro do padrão. No futuro, esse padrão virá ao de cima pois foi aquilo que assimilámos e aceitámos como natural.

Ensinar matemática aos filhos desde cedo

A matemática é a base de um sem número de profissões de sucesso. Vários estudos apontam que uma abordagem desde tenra idade à matemática pode facilitar um futuro de sucesso.

Valorizar o esforço dos seus filhos

Todos gostamos de ver reconhecido o nosso esforço, os nossos filhos e já agora os nossos alunos, também. É importante valorizar o seu esforço, incentiva à sua continuidade e todos sabemos que a persistência e o esforço são determinantes para a obtenção de bons resultados.

Mães que trabalham

Um estudo indica que em casa de mães que trabalham, as raparigas estudam até mais tarde e os rapazes colaboram mais nas tarefas domésticas. Mas na minha opinião, pais que trabalham são acima de tudo um exemplo que se pode ter sucesso familiar e profissional sem abdicar um ou de outro.

2 COMMENTS

  1. Acrescentaria ler para os filhos, desde bebé e, claro, proporcionar-lhe (também desde bem cedo) momentos musicais, quer através de idas a concertos, cantando-lhes ao longo do dia e inscrevendo-o em aulas de instrumento. Muito, muito importante!!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here