A notícia de hoje do jornal I mostra que o aumento previsto de 179 milhões de euros no orçamento para a Educação, é insuficiente para pagar o aumento de despesa com os vencimentos de professores e funcionários no valor de 188 milhões de euros. Ao serem finalmente repostos os cortes salariais além do fim da sobretaxa de IRS, é natural que a despesa com os salários aumente.
Pelo menos da minha parte não vão sentir qualquer tipo de compaixão para com as dificuldades orçamentais, os funcionários públicos em geral, pagaram a bem pagar e sofreram a bem sofrer, a incompetência de quem nos desgovernou nos últimos anos.
Não podemos de forma séria pensar que recuperar parte dos nossos direitos é um favor que nos estão a fazer, é só o que mais faltava! Ainda há dias surgiu a notícia com o título:
Função pública perde 10% face a 2010 mesmo com reposição salarial e corte da sobretaxa
Por isso muito mais temos que reaver, o problema é que o orçamento dos últimos anos foi tão baixo tão baixo, que qualquer aumento, por muito generoso que possa parecer, é efetivamente curto tendo em conta as necessidades do sistema. O que eu gostava de saber é onde é que a tutela vai cortar, tento em conta que ainda faltam colocar centenas de assistentes operacionais e as escolas já têm dificuldades em pagar coisas tão simples como água e luz…
Orçamento. Educação tem de cortar despesa para pagar salários em 2017
(Jornal I)
E para quem anda muito distraído lembro…