Home Escola E se os professores aos 60 anos continuassem nas escolas mas sem...

E se os professores aos 60 anos continuassem nas escolas mas sem turmas?

422
1

Naturalmente que o professor teria de concordar, este continuava na escola, mas sem componente letiva. A experiência de um “Senador” do ensino pode ser muito útil para a escola e para os colegas mais novos. Os professores não são velhos com 60 anos e ainda podem dar muito se assim entenderem e forem devidamente enquadrados. O grande problema do professor Senador é o cansaço acumulado. E dar aulas cansa, cansa muito…

Não pensem que não concordo com a reforma total aos 60 anos, claro que sim, mas não vamos ter a mesma sorte que os nossos colegas funcionários públicos das Forças Policiais e Forças Armadas…

Militares e polícias passam a poder reformar-se aos 60 anos sem sofrer cortes

(Público via LUSA | 6-1-2017)

Não vou entrar no jogo de que a minha profissão é mais exigente que outra, só o refiro para constatar que a exceção existe e é possível.

A “reforma aos alunos” já existe em Espanha, os professores têm uma carga horária reduzida, permanecendo ligados à comunidade escolar mas sem dar aulas. É importante rejuvenescer o corpo docente, muitos lamentam-se e só pedem para ir embora, mas devem sair pela porta grande e não como se estivessem a fugir.

Valorizar o professor, é também deixá-lo sair com dignidade num ato de agradecimento pelo trabalho realizado. Sei que a proposta sobre as aposentações ontem apresentada foi apenas a primeira. Brevemente sairá uma proposta que terá em conta a progressividade do tempo de serviço, mas mesmo assim é curto… é preciso ir mais além e tratar com diferença aquilo que é diferente.

Os professores lidam com os nossos filhos e queremos que à sua frente estejam os melhores e nas melhores condições. Depois de tantos anos a “penar”, é de inteira justiça reconhecer o Estatuto do Professor.

Fica a proposta e um vídeo do como deveria ser a última aula de um professor…

Alexandre Henriques

 

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here