Home Concursos Eu sou do tempo em que a retroatividade a 1 de setembro...

Eu sou do tempo em que a retroatividade a 1 de setembro era feita até 31 de dezembro…Mas descansem, vai correr tudo bem!

340
3

retroativos_ou talvez não...Era justo, não! Ainda bem que mudou, sim!

Na altura foi frequente assistir-se a muitos colegas que estavam bem para trás na lista de graduação ultrapassarem colegas mais graduados por este sistema. Um professor que entrasse a 1 de setembro com horário incompleto, teria menos tempo de serviço nesse ano que um colega que ficasse colocado a 31 de dezembro ,com horário completo, até ao final desse mesmo ano letivo (desde que o seu contrato anterior tivesse terminado a 31 de agosto do ano letivo anterior)

O que dizer agora dos colegas que por 1 dia não podem usufruir da retroatividade a 1 de setembro… Não sei se a data da publicação da RR2 foi propositada ou não, mas das duas uma, ou os seus responsáveis têm um apetite voraz pelo sadismo, ou então estamos perante uma ingenuidade não consentânea com as exigências do cargo. Pior ainda, é quando atribuíram o tempo de serviço a 1 de setembro e depois apressaram-se a tirar essa mesma retroatividade.

O que seria um concurso de professores sem umas confusões para animar a malta…

FNE quer que 2.700 docentes agora colocados possam contar tempo para os quadros

(Observador)

 Produção de efeitos dos contratos relativos às colocações da RR-2. Ofício da Fenprof à SEAE.

(SPN)

Mas acabadinha de sair, parece que a tutela vai voltar a recuar, imperando mais uma vez o bom senso. Se assim for, só lhes fica bem…

Ainda há esperança para os professores colocados a 16 de Setembro

(Público)

O Ministério da Educação (ME) não fecha as portas à possibilidade dos professores contratados que foram colocados a 16 de Setembro virem a ter contratos que são válidos desde o início do mês, que é a única forma destes serem contabilizados para o tempo necessário à entrada nos quadros.

Em resposta ao PÚBLICO, o gabinete de comunicação do ME indicou que a Direcção-Geral da Administração Escolar (DGAE) ainda não concluiu este processo, faltando ainda disponibilizar esta aplicação para os agrupamentos de escolas, razão pela qual “não fez retroagir” ainda quaisquer dos contratos derivados da colocação de 16 de Setembro, ao abrigo da Reserva de Recrutamento 2.

E para um ano que está a começar tão bem tão bem, esta notícia também não deve merecer grande destaque…

Escola de Tavira com poucos funcionários encerra serviços

(TSF)

Faltam funcionários, há sobrelotação de espaços e até dificuldades para pagar a luz. A Escola Eb 2, 3 D. Paio Peres Correia tem problemas que não estão a ser resolvidos pelo Ministério da Educação.

Atualização 21/9:

Contagem do tempo: contratos de professores afinal são válidos desde 1 de Setembro

(Público)

3 COMMENTS

  1. Bom dia (Professor) Alexandre Henriques,

    referiu a expressão: ” Eu sou do tempo em que a retroatividade a 1 de setembro era feita até 31 de dezembro…”. No ano letivo 2002/2003 fui colocado em 27 de setembro e o meu tempo de serviço não retroagiu a 1 de setembro conforme expectável. Tem alguma legislação aplicável a este ano letivo, sobre a qual possa solicitar a correção do meu tempo de serviço à escola?

    Obrigado.

    • Sinceramente não me recordo da lei, mas através de uma pesquisa conseguirá encontrá-la. Cumprimentos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here