Home Sociedade Do Que Se Fala | O Amor a Portugal…

Do Que Se Fala | O Amor a Portugal…

297
3

inteligenciasPeço desculpa ao meu colega Augusto, mas hoje vou desviar a rubrica “Do Que Se Fala”, normalmente a seu cargo, para abordar o tema não desta semana, mas das últimas semanas. Sim, é sobre bola este artigo.

É frequente ouvirmos críticas ao destaque que o futebol tem na comunicação social, em detrimento das restantes modalidades. É clara a diferença de tratamento e de investimento. Mas como em tudo na vida, a lei da procura e da oferta impera no desporto, principalmente no da alta competição, e quer queiramos quer não, a importância do futebol, nomeadamente de um Euro ou Mundial, está acima de qualquer outro evento desportivo, e sim, não me esqueci dos Jogos Olímpicos ou da Volta à França em bicicleta.

A importância das coisas mede-se pelo número de seguidores que tem, e essa importância não é sinónimo de qualidade, até porque a qualidade é algo muito subjetivo e depende de cada um de nós.

É um facto que a genialidade não está associada apenas a algumas áreas do saber, o desporto, bem como outras áreas são frequentemente desvalorizadas por manifesta ignorância dos seus “pensadores”. A inteligência está dividida por diversas áreas e de uma vez por todas que se compreenda e aceite as suas diferenças.

Entrando mais concretamente no Euro 2016, Portugal está na iminência de fazer história e é preciso ter consciência do impacto que uma vitória de Portugal terá na sociedade portuguesa. Associar o nosso país ao sucesso, mesmo que seja desportivo, é potenciar a “marca” de Portugal no mundo com todas as suas consequências positivas. É verdade que foram cometidos vários excesso em virtude da “bola”, é verdade que o futebol atrai imensos parasitas, mas não nos podemos esquecer que existem sentimentos patrióticos que só o futebol tem conseguido trazer, bem ou mal, essa é a realidade, uma boa realidade. Cá por casa, foi a primeira vez que ouvi a “piquena” gritar pelo nome do nosso país e foi a primeira vez que ela ouviu “A Portuguesa”.

Adoro futebol, adoro desporto e amo o meu país. E se amanhã for o desporto, o futebol, a levar o meu país a todas as capas de jornais do mundo, estarei feliz e orgulhoso.

Que se cumpra o “Amor a Portugal”…

Euro2016: Vitória da selecção nacional pode ter impacto económico de 609 milhões de euros

3 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here