Home Escola Divulgando | ANAPE – Associação Nacional de Professores e Educadores

Divulgando | ANAPE – Associação Nacional de Professores e Educadores

170
5

Logotipo ANAPEA ANAPE (Associação Nacional de Professores e Educadores) é uma associação que nasce da vontade conjugada dos professores do 1º ciclo e educadores de infância, que há muito sentiam a necessidade de ver a sua especificidade profissional ter voz e representação activa. Estes profissionais são afectados por todas as vicissitudes que atingem a profissão docente (precariedade, baixos salários, desgaste profissional) tendo ainda problemas acrescidos pois são os únicos com calendários lectivos alargados, horários diferenciados e superiores a quaisquer outros, elevado desgaste profissional e exigência resultantes das faixas etárias com que trabalham, pouca representação dentro dos agrupamentos, fruto de um regime de autonomia e gestão que os remete a uma situação quase periférica, etc. etc.. A ANAPE pretende representar as reivindicações destes profissionais, de forma activa, consequente e contínua. O esquecimento a que os professores do 1º ciclo e os educadores de infância têm sido vetados nos últimos anos, trouxe a este grupo profissional um sentimento de grande descontentamento e revolta. As necessidades e aspirações da monodocência, têm sido consecutivamente remetidas para plano secundário nas políticas educativas da última década e até mesmo contrariadas de forma injusta e incompreensível. Os professores e educadores portugueses não poderão mais deixar de fazer ouvir a sua voz perante tantos e tão profundos ataques.

Colega, junta-te à ANAPE, dá voz à tua profissão!

Juntos somos mais fortes!

5 COMMENTS

  1. Novembro será o mês da sua legalização. Apelo a todos os colegas do 1º ciclo para colaborarem na sua divulgação. Duilio Coelho

  2. – “tendo ainda problemas acrescidos pois são os únicos com calendários letivos alargados” ?
    O processo de correção de exames do ensino secundário terminou no mês de agosto, por exemplo.

    – “horários diferenciados e superiores a quaisquer outros”?
    Não tenho experiência de primeiro ciclo mas corrigir testes de avaliação do 11.º ano obriga a despender 6 a 8 vezes mais tempo do que os do 6.º ano, obrigando a uma carga de trabalho não letiva brutal.

    – “exigência resultantes das faixas etárias com que trabalham”?
    Não duvido que sejam exigentes, mas serão tão exigentes como uma turma do ensino profissional com alunos de 17 e 18 anos, alguns saídos de instituições de reinserção social?

    – “pouca representação dentro dos agrupamentos”?
    Não conheço nenhuma direção que não tenha um professor do primeiro ciclo.

  3. De 2007 a 2015 perdemos 6825 professores no 1º ciclo!
    Foram acrescidos 2 alunos por turma fixando o máximo em 26.
    Deixaram de considerar os intervalos componente letiva,,quando se sabe que na maioria das vezes é preciso permanecer na sala com alunos. As 25 horas letivas são também para professores com mais de 60 anos de idade se quiserem continuar com turma,

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here