Home Escola Diretores pedem mais funcionários

Diretores pedem mais funcionários

100
0

o-gato-de-botas

Os diretores através da ANDAEP, enviaram uma carta à tutela a pedir mais horas para os chamados “tarefeiros”, incumbidos da limpeza das escolas. Ao pedido junta-se a questão da falta de assistentes operacionais, situação que veio a agravar-se com a passagem para as 35 horas. Além disso, a integração de assistentes operacionais de carreira e com formação específica é um problema antigo e que devia estar no topo das prioridades do Ministério da Educação. Apesar da diferença salarial, os assistentes operacionais são tão importantes como os professores e podem fazer a diferença numa escola. Sei que esta visão muitas vezes não é partilhada inclusive pelos próprios, mas uma escola sem assistentes operacionais não pode funcionar e aqui incluo os assistentes técnicos. Somos uma comunidade e precisamos uns dos outros.

O problema é o do costume, a falta de verba, e não é por acaso que esta casa em conjunto com outras fizeram um manifesto a pedir mais investimento para a escola pública. Esta é a questão central e enquanto a escola estiver refém do Ministério das Finanças pouco irá mudar.

Recordam ainda que os 2822 funcionários contratados para as escolas no último ano lectivo não representam um acréscimo no número de assistentes operacionais, uma vez são uma mera substituição dos Contratos de Emprego e Inserção (CEI) pelos quais muitos funcionários trabalhavam nas escolas, e que não há qualquer mecanismo de substituição dos funcionários de baixa.

Questionado pela agência Lusa, o Ministério da Educação esclareceu que “os contratos agora atribuídos servem para colmatar situações de doença prolongada, encontrando-se ainda em análise a dotação dos agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas, pelo que oportunamente serão equacionados mais recursos, caso se justifiquem”.

Caso se justifiquem?

Directores pedem mais funcionários nas escolas

(LUSA via jornal Público)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here